Hackers invadiram o portal oficial do Fluminense Football Club durante esse início de semana, resultando na alteração de informações disponíveis para os usuários. Entre essas mudanças, a mais visível foi a divulgação da informação falsa de que o clube carioca teria contratado o Centroavante norueguês Erling Haaland, jogador do Manchester City, atual campeão inglês.
Segundo informou a CNN Brasil, a matéria publicada no site do time das Laranjeiras tinha como título “É oficial: Haaland é o novo reforço do Fluminense”, e afirmava que a suposta contratação ajudaria a melhorar a faze ruim do time no Campeonato Brasileiro. Ainda segundo a publicação, um usuário do X, antigo Twitter, assumiu a autoria da invasão e do post feito posteriormente.
Em comunicado enviado à CNN, o Fluminense confirmou ter se tratado de um ataque hacker que impossibilitou o acesso da administração do endereço online. Todavia, o time também informa que a situação do site foi normalizada e a notícia falaciosa, retirada dos destaques. A Security Report também entrou em contato com a instituição para saber a natureza do ataque e se foi detectado algum risco aos dados sensíveis, mas até a publicação dessa reportagem, não houve retorno.
Assim como o Fluminense, outros clubes da primeira prateleira do futebol brasileiro foram alvos de incidentes cibernéticos nos últimos meses, expondo-os como alvos de grande interesse para os hackers. O caso mais recente foi uma reincidência de ataque contra o time do Palmeiras, que estava investigando um possível incidente cibernético contra os e-mails corporativos da organização.
Entre os conteúdos veiculados pela conta estão salários do time principal, bonificações contratuais direcionadas ao técnico Abel Ferreira e valores contratuais firmados com fornecedores de material esportivo. De acordo com o clube, os departamentos responsáveis pelos cuidados técnicos foram acionados para averiguar a ocorrência.
Ainda neste ano, o Esporte Clube Vitória também foi alvo de uma invasão de hackers, o que comprometeu a conta oficial do time no X. Os cibercriminosos usaram o perfil para publicar comentários provocativos sobre a derrota do Palmeiras na Copa São Paulo de Futebol Júnior. A direção do Vitória assegurou que todas as postagens comprometidas serão restauradas, devolvendo a normalidade à rede social do clube.
*Com informações da CNN Brasil