A empresa brasileira de transporte de valores Protege sofreu uma tentativa de ataque ransomware na última quarta-feira (28), incidente que acabou sendo confirmado na tarde desta segunda-feira (02) para a redação da Security Report através da assessoria de comunicação.
Após a tentativa de ataque cibernético, a companhia notificou seus clientes e parceiros sobre o ocorrido e ressaltou que a atuação das equipes de TI e SI foram fundamentais, fato que acabou garantido a integridade do ambiente tecnológico.
Porém, a Protege não comentou se houve algum tipo de prejuízo ocasionado pelo ocorrido e muito menos como ocorreu a tentativa de invasão em seus sistemas.
“Todas as operações de gestão de numerário e transporte de valores estão em pleno funcionamento e nossas Bases Operacionais asseguraram a prestação de serviços aos clientes, os quais continuam recebendo nosso foco de atenção”, diz comunicado.
De acordo com o estudo da Check Point sobre tendências de ataques, as organizações sofreram um aumento de 29% nos ataques cibernéticos em todo o mundo. A região de EMEA apresentou o maior crescimento com 36%, seguida pelas Américas com um aumento de 34% e a região APAC com 13%. O relatório aponta também que, neste ano, houve o surgimento de uma nova técnica de ransomware, a ” Triple Extortion ” (tripla extorsão).
A redação da Security Report entrou em contato com a assessoria de imprensa para comentar o caso e disponibiliza o posicionamento oficial na íntegra:
“A empresa confirma a tentativa de ataque de ransomware e informa que, mantendo a transparência com clientes e parceiros, notificou-os no mesmo dia. Nossas equipes técnicas, especializadas em tecnologia e segurança da informação, atuaram prontamente na aplicação dos protocolos, fato que garantiu a integridade do nosso ambiente tecnológico. Todas as operações de gestão de numerário e transporte de valores estão em pleno funcionamento e nossas Bases Operacionais asseguraram a prestação de serviços aos clientes, os quais continuam recebendo nosso foco de atenção.”