O Grupo Pão de Açúcar (GPA) divulgou uma nova implementação de uma solução contra ransomware em todos os servidores corporativos da varejista. Para estabelecer a tecnologia que identifica atividades anômalas, bloqueia tentativas de criptografia maliciosa e impede a propagação de ataques, reduzindo os riscos de indisponibilidade e perda de dados foi realizada a parceria com a Vivo.
Segundo as organizações, em caso de incidente, a solução é capaz de recuperar os arquivos criptografados graças à retenção da chave de criptografia do malware. A iniciativa amplia a segurança dos sistemas do GPA e contribui para elevar a eficiência das operações em um cenário global de ameaças cibernéticas cada vez mais sofisticadas.
Além disso, a empresa explicou que o pacote contratado inclui proteção aplicada à infraestrutura de TI, segurança da informação, operações de loja e áreas administrativas. Além de fortalecer os mecanismos de defesa digital do grupo, a parceria com a Vivo garante maior estabilidade em sua rede, com conectividade e suporte à jornada de modernização digital do GPA.
“Reforçar a cibersegurança é parte essencial da nossa estratégia de Digital. Investimos continuamente em soluções que aumentem a resiliência dos nossos sistemas, assegurando a continuidade das operações e a proteção dos dados com os mais altos padrões de segurança”, afirma Rodrigo Poço, diretor executivo de Tecnologia e Digital do GPA.