Grupo Fleury acelera sua jornada de Cibersegurança com “pit stop digital”

Estudo de Caso apresentado no Security Leaders Nacional mostrou como o Grupo Fleury, em parceria com a Shield Security, modernizou sua estratégia de Segurança com foco em visibilidade, eficiência e preparação, fortalecendo a proteção de dados sem perder agilidade nos negócios.

Compartilhar:

Diante da crescente complexidade do ambiente digital e do aumento da distribuição operacional, o Grupo Fleury se viu em meio ao desafio de manter dados sensíveis de saúde protegidos em um sistema tecnológico em constante expansão. Para isso, a organização contou com a parceria da Shield Security para fortalecer sua postura de Segurança sem comprometer a agilidade do negócio. 

 

O Case de sucesso contou com a presença do Gerente de SI do Fleury, Tiago Sargiani, na apresentação ocorrida no Security Leaders Nacional de 2025. Um dos principais obstáculos enfrentados era a fragmentação de ferramentas e processos, que geravam grande volume de alertas, mas pouca integração e contexto. O resultado era a dificuldade de gerenciar os riscos prioritários e, assim, acelerar a resposta a incidentes. 

 

“Até três, quatro anos atrás, nós éramos capazes de dizer: “Poxa, eu não sei o que está acontecendo no meu ambiente”. Hoje é o contrário. Hoje, além de saber as reais condições desse ecossistema, é preciso saber o que priorizar para responder primeiro”, afirmou o Gerente de SI do Grupo Fleury.  

 

Para isso, o Fleury firmou parceria com a Shield Security para acelerar a transformação digital interna de forma segura. A estratégia foi impulsionada pela superfície de ataque mais ampla devido ao modelo híbrido de trabalho e aumento das aplicações em nuvem. 

 

“Quando chegamos ao grupo, o desafio era claro: elevar o nível de maturidade em Segurança e tornar o ambiente mais preparado para as novas ameaças”, destacou Vitor Villani, CEO da vendor. 

 

Segundo o especialista, a estratégia adotada se estruturou em três pilares principais: O primeiro, visibilidade, visava garantir monitoramento contínuo e centralização de alertas em uma arquitetura única, com correlação inteligente de eventos. Já o segundo utilizou automação de processos e uso de playbooks para garantir maior eficiência e redução do tempo de detecção (MTTD) e resposta (MTTR). Por fim, a preparação, com a implementação de treinamentos e simulações regulares de incidentes para aprimorar a resposta do time em situações reais. 

 

 Essa abordagem resultou em uma operação mais integrada, resiliente e consciente, permitindo à equipe reagir mais agilmente contra ameaças. Com isso, as vulnerabilidades são priorizadas pelo impacto real e a comunicação com o board se torna mais estratégica, com riscos técnicos traduzidos ao negócio.  

 

“Quando associamos essa parte de Cyber com a dinâmica de Fórmula 1 e a melhoria contínua, vemos que todo dia tem alguém do lado de lá batendo na porta, tentando entrar, tentando explorar alguma visibilidade e o tempo todo. E nós temos que fechar essa porta, esse caminho, que muitas vezem nem sabemos que existe.”, explica Sargiani. 

 

 A parceria entre o Grupo Fleury e a Shield Security também reforçou um conceito da consolidação com parcimônia. Segundo os executivos, em um cenário com novas tecnologias surgindo a cada dia, a melhor resposta não é acumular ferramentas, mas escolher plataformas robustas, confiáveis e integradas.  

 

“Não adianta ter o melhor carro, o melhor piloto e não ter uma equipe do box para poder fazer aquela tratativa do pit stop em tempo recorde. Se alguém falha na troca de pneu do pit stop, o sucesso não é conquistado. Na Segurança da Informação, cada milissegundo é precioso, e na hora que escorregar na curva, a SI vai estar lá para controlar qualquer desvio que o negócio tenha, porque cada vez mais rápido o negócio vai exigir isso de nós”, destacou Vilani. 

 

Security Leaders Nacional ocorreu nos dias 22 e 23 de outubro, em São Paulo, e reuniu lideranças de renome na Cibersegurança nacional, em diversas modalidades de networking, troca de experiências, debates e alinhamentos com colegas do setor e parceiros da indústria de SI. Todas as discussões do melhor e mais qualificado evento de Segurança da Informação e Cibernética do Brasil estão disponíveis para serem acompanhadas pelo canal da TVSecurity no YouTube e na página do Security Leaders no Flickr. 

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Como o básico bem-feito pode evitar incidentes similares à C&M?

Após enfrentar um dos incidentes de Segurança mais custosos da história financeira do Brasil, é o momento de o mercado...
Security Report | Destaques

ANPD determina auditoria de conformidade contra WhatsApp

Em novo despacho, a agência determinou que o aplicativo de mensageria comprove que não utiliza dados pessoais para alimentar outros...
Security Report | Destaques

Cyber como risco emergente: Desafio é gerenciar a partir do impacto ao negócio

Do ponto de vista do setor de riscos, apenas analisar aspectos tradicionais que afetam os rendimentos bancários, como a liquidez...
Security Report | Destaques

Prefeitura Municipal de Cabedelo (PB) é alvo de ataque cibernético

O poder executivo local confirmou o incidente hoje (12), que mirou a Secretaria de Assistência Social, mas reforça que serviços...