O Grupo D’Avó inaugurou seu primeiro hipermercado em 1983, no bairro de Itaquera, zona leste de São Paulo, depois de uma bem-sucedida experiência de quase 30 anos no segmento de panificação. Hoje o grupo D’avó é a sexta maior rede de supermercados do estado, contando com 10 hipermercados, 11 drogarias, 5 postos de combustíveis, 2 lojas de atacado e 1 shopping, distribuídos por diversos bairros e por cinco cidades da Grande São Paulo.
Para garantir um crescimento sustentável, evitar riscos, fraudes e prevenir perdas, o Grupo D’avó tem investido intensamente em soluções de compliance. Paralelamente, também tem se preocupado constantemente em qualificar os seus funcionários, de modo a extrair o máximo de benefícios oferecidos pelas ferramentas voltadas à prevenção de riscos e perdas.
“Estamos convencidos de que esses dois fatores mantêm nossas perdas sob controle e nos permitem projetar ainda mais desafios”, observa Claudio Henrique Sarto, gerente de Prevenção de Perdas do grupo.
Segundo o executivo da rede varejista, nos últimos anos, o valor dedicado a ferramentas de prevenção de perdas passou de 1,5% para mais de 2,5% do faturamento. “Desde o início da crise, em 2015, investimos mais de R$3 milhões em aparato preventivo. Dos 20 mil itens disponíveis nos supermercados, em torno de cinco mil contam com algum tipo de etiqueta antifurto”, destaca.
A mais recente aquisição foi um completo circuito fechado de TV (CFTV) destinado a uma nova farmácia da rede, iniciativa que contou com a parceria da Sensormatic. “A tecnologia é o gatilho, a propulsora da inteligência de processos. Precisamos dela para organizar nossas ideias, controlar nossas ações e dar respostas mais rápidas para os problemas dos nossos negócios”, diz Sarto.
Ele acrescenta que para o futuro, com o avanço das fraudes sofisticadas nos PDVs, o Grupo D’avó continuará atento e pretende modernizar seu parque de soluções para prevenir perdas em todos os seus pontos seus pontos de vendas e sistemas.