Por ser um dos maiores conglomerados da indústria energética do Brasil, o Grupo Cosan tinha como desafio principal centralizar o volume de informações de mais de 20 empresas na mesma estratégia de governança. Por isso, a empresa contou com a parceria da Netglobe Cyber Security e Orca Security para estabelecer métodos de redução dessa complexidade.
Conforme explica Thiago Kysyk, Gerente de Segurança da Informação e Arquitetura de Cyber da Cosan, o foco principal do time de segurança era criar visibilidade sobre todo o ambiente do grupo e tornar o processo de resposta às brechas mais rápido. Nesse sentido, a Inteligência Artificial foi indispensável na gestão de alertas e priorização dos riscos.
“A implementação da ferramenta nos permitiu tomar ações ágeis contra uma superfície de ataque que, poucos dias antes, não tinham visibilidade adequada. Mas a análise oferecida pela IA nos permitiu atuar de uma forma positiva para o próprio negócio”, explicou Kysyk, durante apresentação do case no Security Leaders Nacional.
O case foi apresentado na Arena Security e está disponível na íntegra no vídeo abaixo: