Google projeta chip de segurança Titan para o mercado cloud

Companhia espera competir com Amazon e Microsoft, com tecnologia que verifica hardware a fim de garantir que nada tenha sido adulterado e assim permitir a inicialização da máquina

Compartilhar:

A Google, da Alphabet, revelará nesta semana detalhes técnicos de seu novo chip de computador Titan, recurso de segurança elaborado para sua rede de computação em nuvem, que espera que a ajude a competir com Amazon e Microsoft.

 

A empresa espera que o Titan a ajude a concretizar uma parte maior do mercado mundial de computação em nuvem, que a Gartner calcula em quase 50 bilhões de dólares.

 

O Titan verifica o hardware para garantir que não tenha sido adulterado, disse Neal Mueller, chefe de marketing de produtos de infraestrutura para o Google Cloud Platform, em entrevista. Se algo for alterado, o chip impede que a máquina seja iniciada.

 

Os operadores de centros de dados estão preocupados que criminosos cibernéticos ou hackers de Estado possam comprometer seus serviços, que são majoritariamente feitos por empresas de hardware asiáticas, antes de chegar aos Estados Unidos.

 

O Google tem lutado para competir com a Amazon, que tem mais recursos, e a Microsoft, que tem relacionamentos de longa data com as empresas, disse a analista da Gartner Lydia Leong.

 

* Com informações da Agência Reuters

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Google, Facebook e Amazon são as marcas mais usadas em roubos de credenciais, diz relatório

Kaspersky aponta aumento de ataques de phishing a grandes marcas e a causa pode estar na sofisticação e agressividade de...
Security Report | Overview

Febraban alerta para golpes mais aplicados nas compras de Natal

Cliente deve redobrar cuidados ao fazer compras no e-commerce e com seu cartão nas lojas de rua de grandes centros...
Security Report | Overview

Bloqueio de fraudes na Black Friday crescem 270% em 2024

Novo dado foi divulgado pela Visa recentemente. Já na Cyber Monday, a empresa afirma ter bloqueado 85% a mais de...
Security Report | Overview

Como o cenário de malwares evoluiu na América Latina em 2024?

A evolução dos malwares focados na América Latina em 2024 destaca a adaptabilidade e a engenhosidade de seus desenvolvedores, que...