Gol moderniza controle de acesso e eleva segurança da rede em operação nacional

Companhia aérea adota modelo de controle de acesso e gestão centralizada para garantir segurança em mais de 80 aeroportos. Case foi apresentado no Security Leaders Recife reforça ganhos imediatos em visibilidade, resiliência e experiência do cliente

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Durante o Security Leaders Recife 2025, Lucas Correia, gerente de Cyber Security do Grupo Gol, apresentou a jornada da companhia para transformar a gestão de rede e o controle de acesso em mais de 80 aeroportos. A operação descentralizada, baseada em múltiplas soluções open source, gerava alto custo e dificultava a visibilidade e padronização da Segurança.

 

“Usávamos muitas tecnologias e sistemas complexos com um custo operacional alto. Era precisa mudar e obter controle total do ambiente de SI”, diz o executivo durante apresentação de Estudo de Caso no palco do SL Recife.

 

A parceria com a Fortinet permitiu implementar um modelo de Network Access Control (NAC) e análise de postura, garantindo que qualquer dispositivo conectado à rede, seja em escritório ou ambiente aeroportuário, cumprisse requisitos de Segurança como antivírus ativo e configurações corretas. O projeto, conduzido em ondas de migração e que contou com a parceria da Network Secure, teve transição rápida e imperceptível para as áreas de negócio, entregando resultados desde o primeiro dia.

 

Além da consolidação tecnológica, a Gol promoveu a expansão da capacidade de banda nas bases, saindo de links de 2 Mb para até 100 Mb, melhorando a experiência operacional e do cliente. A estratégia também reforçou a resiliência e simplificou a gestão, reduzindo de dezenas de ferramentas para um console central de visibilidade.

 

Correia ressaltou que segurança faz parte dos valores centrais da companhia e vem sendo incorporada à cultura organizacional. A área de Cyber Security, criada há seis anos, atua de forma transversal, priorizando riscos de maior impacto e alinhando linguagem técnica e de negócio. “É uma jornada contínua de evolução e maturidade. Nosso papel é garantir que cada recurso, parceiro e tecnologia contribua para uma operação segura, sem comprometer a experiência do cliente”, concluiu.

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