Oitenta e cinco por cento dos Chief Executive Officers (CEOs) afirmam que a segurança cibernética é fundamental para o crescimento dos negócios, de acordo com pesquisa do Gartner, Inc. A pesquisa Gartner CEO and Senior Business Executive, feita com 456 CEOs e outros executivos seniores de negócios em todo o mundo, foi realizada de junho a novembro de 2024.
O levantamento também constatou que 61% dos CEOs estão preocupados com as ameaças à segurança cibernética, impulsionadas na maioria pelo papel crescente da Inteligência Artificial (IA) nas atividades comerciais e pelos debates políticos sobre a origem e o uso de tecnologias avançadas. À medida que os limites de risco mudam, eles veem a cibersegurança como um fator essencial.
“A segurança cibernética não é mais apenas uma questão de proteção; é um impulsionador essencial para o crescimento dos negócios”, diz David Furlonger, Vice-Presidente Analista Distinto e Gartner Fellow. “Com 85% dos CEOs reconhecendo sua importância, os líderes de segurança têm uma oportunidade única de demonstrar o valor dos investimentos em segurança cibernética não apenas na proteção de ativos, mas também na viabilização de objetivos estratégicos de negócios”.
“A comunicação eficaz é fundamental”, complementa Furlonger. “Os CEOs devem destacar a função dos líderes de segurança tanto na proteção dos negócios quanto no aprimoramento da segurança cibernética para impulsionar o crescimento. Isso envolve, por exemplo, a avaliação de riscos em mercados estrangeiros e a proteção da propriedade intelectual. Os líderes de segurança estão posicionados para influenciar de forma significativa a geração de valor e devem comunicar como a cibersegurança ajuda no crescimento da empresa.”