Fraudes Bancárias: Que papel cumprirá a biometria no enfrentamento desses riscos?

Segundo o DataSenado, nos últimos 12 meses, 24% dos brasileiros com mais de 16 anos foram vítimas de golpes online, totalizando mais de 40,85 milhões de pessoas afetadas

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A fraude digital no Brasil atingiu níveis alarmantes em 2024. Segundo o DataSenado, nos últimos 12 meses, 24% dos brasileiros com mais de 16 anos foram vítimas de golpes online, totalizando mais de 40,85 milhões de pessoas afetadas. Além disso, o país já ocupa a segunda posição no ranking global de risco de fraudes, atrás apenas da China, de acordo com um relatório da Visa. Esse cenário exige que empresas adotem tecnologias avançadas para proteger clientes e negócios.

 

Uma das soluções mais eficazes é a biometria de voz, potencializada pela Inteligência Artificial. “O número de tentativas de golpes cresce sem controle. Empresas que querem se proteger precisam investir em soluções robustas para barrar criminosos. A plataforma FraudShield, por exemplo, potencializa a mesa antifraude, munindo os analistas de dados e insights em tempo real para decisões rápidas e assertivas., sendo uma importante ferramenta para empresas que realizam muitos atendimentos ao cliente, como os bancos”, alerta Marcelo Peixoto, CEO da Minds Digital, primeira VoiceIDTech do Brasil.

 

Para demonstrar a eficiência dessa tecnologia, o executivo destaca três tipos de fraudes que a biometria de voz e a IA conseguem bloquear.
1. Fraude de identidade

A maioria das fraudes cibernéticas ocorre devido ao roubo de credenciais ou acessos indevidos a sistemas. Para mitigar esses riscos, é essencial uma gestão integrada de identidades, adicionando múltiplas camadas de segurança. A biometria de voz, aliada à IA, torna esse processo mais seguro, pois a voz possui padrões únicos que permitem a autenticação dos usuários.

 

“Como parte da autenticação multifator, essa tecnologia impede acessos fraudulentos, mesmo que uma camada de proteção seja violada. Além de fortalecer a segurança e proteger dados sensíveis, também torna o processo de autenticação mais ágil e melhora a experiência do usuário”, explica Peixoto.

 

2. Engenharia social

A engenharia social se tornou uma das maiores ameaças à segurança cibernética da atualidade. De acordo com o relatório de violação de dados da Verizon, impressionantes 74% das violações registradas no último ano envolveram algum fator humano. Os fraudadores exploram essa vulnerabilidade para aplicar golpes cada vez mais sofisticados, utilizando ransomware e obtendo acesso a dados pessoais sensíveis.

 

Com essas informações em mãos, eles miram em bancos e empresas para realizar fraudes financeiras, como solicitações de segunda via de cartões, pagamentos indevidos e transações via Pix. Além disso, a engenharia social permite a criação de mensagens de phishing altamente personalizadas e automatizadas em larga escala, tornando os ataques mais convincentes e perigosos do que nunca.

 

Nesse contexto, a biometria de voz e a IA surgem como aliadas essenciais ao identificar padrões suspeitos e prevenir ataques antes que causem danos significativos. Além disso, pode aprimorar treinamentos personalizados, conscientizando usuários sobre os riscos da engenharia social com base em seu perfil e comportamento.

 

3. Golpe da voz clonada

O avanço da IA trouxe uma nova ameaça global: o golpe da voz clonada. Segundo o Sterling Bank, criminosos conseguem replicar a voz de uma pessoa com apenas três segundos de áudio, capturados de redes sociais ou outras plataformas. Isso permite que fraudadores façam chamadas extremamente convincentes para as empresas, solicitando transferências de dinheiro e acesso a informações sensíveis.

 

Para combater esses tipos de crime, a Minds Digital desenvolveu o FraudShield, uma solução baseada em IA e deep learning que autentica a identidade dos usuários por meio de suas características vocais, físicas e comportamentais. A tecnologia detecta vozes sintéticas, deepfakes e gravações fraudulentas, barrando tentativas de golpe antes que causem prejuízos.

 

“No Brasil, cerca de 4,7 mil pessoas são alvo de tentativas de golpes financeiros a cada hora. O mercado precisava de uma solução completa e personalizável para diferentes segmentos. Criamos uma plataforma que atende essa demanda, garantindo segurança sem comprometer a experiência do cliente”, destaca Peixoto.

 

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