Em diversos momentos, o incidente cibernético tende a ser a virada de chave para que muitas companhias transformem sua estrutura de Segurança Cibernética para uma realidade baseada em resiliência. Esse foi o caso da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), que decidiu usar uma situação de crise como oportunidade para segmentar seu parque digital, por meio da parceria da Illumio e da SEK.
Erica de Andrade e Santos, na época CISO da Firjan, contou em sua apresentação no palco do Security Leaders Nacional que o ataque hacker sofrido pela Federação exigiu que a empresa migrasse os dados de cerca de 600 servidores on premise para um novo ambiente. Com a possibilidade de recomeçar a estratégia digital, foi possível aplicar novas ferramentas de microssegmentação, para evitar que outras ocorrências gerassem impactos tão extensos.
“O grande diferencial em um cenário de crise como esse é contar com boas parcerias, capazes de entender a nossa sensibilidade. Como estávamos em um cenário inédito, a parceria também nos foi importante para gerar o aprendizado adequado diante de um novo risco para o mundo empresarial”, acrescenta Erica.
A apresentação desse estudo de caso, ocorrido no Security Leaders Nacional, também contou com a participação de Luiz Brandão, Regional Sales Manager Brasil da Illumio e de Jusciana Cavalcanti, Sales Acceleration Manager da SEK. O conteúdo está disponível na íntegra no canal da TVSecurity no YouTube ou no vídeo abaixo: