Finlandesa lança MSS para redes da era digital

Companhia de telecomunicações anuncia soluções em software que previnem e atenuam ataques cibernéticos, assegurando arquiteturas de rede tradicionais ou baseadas em nuvem e a proteção de usuários finais e dispositivos IoT

Compartilhar:

A Nokia propõe uma abordagem para responder ao aumento da quantidade de ameaças de segurança às redes de telecomunicações, com os lançamentos da Avaliação de Índice de Risco de Segurança (Security Risk Index assessment) e do Serviço de Segurança Gerenciada (Managed Security Service). Juntos, eles formam uma proposta única e holística de segmentação dos desafios de segurança em redes móveis, de IP e fixas na era da transformação digital, em que novos serviços e sistemas virtualizados também apresentam novas vulnerabilidades. Além de lidar com suas próprias necessidades de segurança, as operadoras podem comercializar Serviços de Segurança Gerenciado para empresas sob sua própria marca, o que oferece potencial de receita no mercado de segurança corporativa, que está em rápido crescimento, e otimiza o tempo de chegada ao mercado.

 

A crescente pressão regulatória e a complexidade crescente das redes que transportam dados confidenciais de Internet das Coisas (IoT), dispositivos pessoais e de aplicativos sociais e comerciais aumentaram a importância da segurança de dados para as operadoras. A Nokia adota uma abordagem única e integrada, que começa pela avaliação dos riscos das operadoras em diversos domínios de segurança, fazendo avaliações comparativas com os pares do setor e fornecendo uma análise em 360 graus de lacunas e sugestões para melhorias em desempenho, a essência do Índice de Risco de Segurança.

 

Após a avaliação, um serviço gerenciado, operado pelo software Nokia NetGuard, completará a abordagem holística da segurança. Os especialistas da Nokia projetaram os sistemas de infraestrutura de segurança de rede, de gestão de informações e de monitoramento, de forma a garantir que os ativos de informações críticas sejam adequadamente protegidos contra ameaças conhecidas e desconhecidas, e que a operadora possa atender aos padrões e regulamentos cabíveis de conformidade de segurança.

 

Uma vez que suas redes estejam protegidas, as operadoras podem continuar a oferecer os Serviços de Segurança Gerenciados, ou alguns de seus elementos, aos seus clientes corporativos. Em parceria com a Nokia, as operadoras podem facilmente implementar um portfólio de segurança, que abra nova fonte de receita e aumente a fidelidade do cliente.

 

Segundo Patrick Donegan, analista principal da HardenStance, “as operadoras de telecomunicações precisam de parceiros de segurança estratégica que tenham um entendimento profundo dos aspectos únicos de seu ambiente de rede e das ameaças que elas, com seus clientes, enfrentam. O Índice de Risco de Segurança da Nokia e as propostas do Serviço de Segurança Gerenciada são uma importante contribuição para enfrentar esses desafios”.

 

Para Friedrich Trawoeger, Diretor de Serviços Gerenciados da Nokia, “as operadoras devem estar preparadas para sofrer violações de segurança. Uma proposta de segurança dinâmica e gerenciada para eliminar possíveis ameaças é necessária. É por isso que estamos adotando uma abordagem abrangente, que cobre desde a avaliação de riscos até o gerenciamento e a manutenção da infraestrutura de segurança de nossos clientes. É essa a melhor abordagem para se defender contra ataques. Além disso, o modelo permite revenda, o que dá a possibilidade, aos nossos clientes, de monetização da oportunidade de segurança”.

 

Os serviços de segurança da Nokia também utilizam o Nokia NetGuard, um portfólio completo de soluções em software, robustas e de ponta a ponta, que detectam, previnem e atenuam ataques cibernéticos, assegurando arquiteturas de rede tradicionais e aquelas baseadas em nuvem, protegendo usuários finais e dispositivos IoT.

 

O Serviço de Segurança Gerenciada e o Índice de Risco de Segurança da Nokia fornecem uma espinha dorsal abrangente para a segurança das telecomunicações. É importante englobar todas as áreas de segurança, incluindo-se a avaliação e a proteção de redes de tecnologia cruzada, que operam em ambientes de múltiplos fornecedores, uma vez que as redes modernas, podendo ser mais facilmente exploradas, carregam maiores riscos.

 

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Ciberameaças e IA lideram preocupações dos líderes de TI para 2026, aponta pesquisa

Pesquisa mostra que maioria dos entrevistados apoia a proibição do pagamento de resgates por ransomware, mas ciberataques e automação baseada...
Security Report | Overview

Campanha da Anatel alerta sobre golpes digitais com as compras de fim de ano

Última campanha do ano do Movimento #FiqueEsperto orienta consumidores a adotar práticas seguras nas compras online
Security Report | Overview

 Gartner revela que 90% dos conselheiros não confiam no valor da Cibersegurança

Estudo reforça que ceticismo dos membros dos boards em relação ao valor da segurança cibernética é um catalisador para a...
Security Report | Overview

Pesquisa: Brasil registra alta de 14% nos ciberataques em comparativo anual

Relatório  apontou uma média global de 2.003 ciberataques semanais por organização em novembro, enquanto o Brasil disparou para 3.348; outro...