Facebook aprimora recursos para combater fake news

Rede social anuncia novos mecanismos que prometem criar ambiente mais autêntico e seguro, evitando que pessoas mal-intencionadas promovam desinformação e atrapalhem processo democrático às vésperas das eleições

Compartilhar:

Nos últimos dias, o Facebook tem divulgado uma série de ações que visam promover um ambiente mais autêntico e seguro. Especialmente com a proximidade das eleições, a rede social afirma que os responsáveis “estão trabalhando para evitar que pessoas mal-intencionadas utilizam a desinformação para prejudicar o processo democrático”.

 

Entre as medidas estão a remoção de contas inautênticas que violam as políticas da rede e usadas para ocultar atividades ilícitas. Além disso, foi anunciada uma maneira de trazer mais transparência aos anúncios e às páginas do Facebook. No caso de anúncios políticos, o Brasil é o segundo país do mundo em que os usuários saberão quem estão pagando pela publicidade relacionada à política.

 

Em nota, Katie Harbath, diretora global de Engajamento com Políticos e Governos do Facebook, revelou ainda que a rede tem trabalhado proativamente com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do Brasil e com os Tribunais Regionais Eleitorais para garantir a integridade das eleições.

 

“Reconhecemos a importância de trabalhar com as autoridades locais para incentivar a participação cívica nas eleições. Com isso em mente, assinamos no início de julho um memorando de entendimento que inclui nosso compromisso de combater a desinformação, além de apoiar projetos de fomento à educação digital e iniciativas que promovam o jornalismo de qualidade”, disse Katie.

 

A rede social anunciou a remoção de 196 páginas e 87 perfis no Brasil que violavam as políticas de autenticidade. Segundo Nathaniel Gleicher, líder de Cybersecurity do Facebook, tais contas faziam parte de uma rede coordenada, que escondia das pessoas a natureza e a origem de seu conteúdo com o propósito de gerar divisão e espalhar desinformação.

 

O executivo também afirmou ter cerca de 15 mil pessoas trabalhando em segurança e revisão de conteúdo em todo o mundo e chegarão ao fim do ano com mais de 20 mil pessoas nesses times.

 

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

IA agêntica exige CIOs com visão de RH

Artigo trata que IA agêntica surge como “nova colega de trabalho” nas empresas, exigindo dos CIOs uma gestão semelhante à...
Security Report | Overview

Setor de Educação mostra fortalecimento contra o ransomware em estudo

97% da vítimas do segmento recuperaram dados criptografados e pagamentos de resgate caíram drasticamente
Security Report | Overview

Relatório: Ciberataques globais seguem em níveis elevados e Brasil está entre os mais expostos

Os pesquisadores relatam que ataques cibernéticos globais atingiram o volume de quase 2.000 por semana por organização em agosto; no...
Security Report | Overview

Incidentes cibernéticos podem derrubar preço das ações em até 1,5%, revela estudo

Levantamento revela correlação direta entre ataques digitais e perdas financeiras prolongadas nas maiores empresas dos EUA