É importante deixar claro para as pessoas como os nossos produtos funcionam – é uma das maneiras pelas quais as pessoas podem tomar decisões informadas sobre sua privacidade. Por isso, estamos propondo atualizações em nossos Termos de Serviço que incluem os nossos compromissos com todos que usam o Facebook. Explicamos os serviços que oferecemos em uma linguagem mais simples de compreender. Também estamos atualizando nossa Política de dados para detalhar melhor quais dados coletamos, e como os usamos no Facebook, Instagram, Messenger e outros produtos.
Essas atualizações têm como objetivo tornar as coisas mais claras. Não estamos pedindo novos direitos para coletar, usar ou compartilhar seus dados no Facebook. Também não estamos mudando nenhuma das opções de privacidade que as pessoas possam ter feito. Aqui estão alguns exemplos do que você encontrará:
Novos recursos e ferramentas: estamos fornecendo informações sobre recursos introduzidos recentemente. Diferente da última atualização de nossos Termos e da Política de dados há três anos, agora é possível comprar e vender itens no Marketplace, iniciar uma arrecadação para uma causa que você defende, compartilhar vídeos nos formatos Live e 360, e também adicionar efeitos criativos em suas fotos.
Experiência personalizada: a experiência de todos no Facebook é única e estamos detalhando como isso funciona. Explicamos como usamos os dados para personalizar as publicações e os anúncios que você vê, bem como os Grupos, amigos e páginas que sugerimos.
O que compartilhamos: nunca venderemos suas informações para ninguém. Temos a responsabilidade de manter as informações das pessoas seguras e protegidas, impondo restrições rigorosas sobre como nossos parceiros podem usar e divulgar dados. Explicamos todas as circunstâncias em que compartilhamos informações e tornamos mais claros os nossos compromissos com as pessoas.
Publicidade: você tem controle sobre os anúncios que você vê e nós não compartilhamos suas informações com os anunciantes. Nossa política de dados explica mais sobre como decidimos quais anúncios mostrar para você.
Uma única empresa: o Facebook faz parte da mesma empresa como WhatsApp e Oculus, e explicamos como compartilhamos serviços, infraestrutura e informações. Também deixamos claro que o Facebook é a entidade corporativa que fornece os serviços do Messenger e do Instagram, que agora usam a mesma Política de Dados. Sua experiência não está mudando com nenhum desses produtos.
Informações do dispositivo: as pessoas pediram para ver todas as informações que coletamos dos dispositivos que elas usam, e perguntaram se respeitamos as configurações no seu aparelho (a resposta é: sim). Também adicionamos mais detalhes sobre as informações que coletamos quando você sincroniza seus contatos com alguns de nossos produtos, incluindo o Histórico de chamadas e SMS.
Identificando comportamentos prejudiciais: explicamos melhor como combatemos abuso e investigamos atividades suspeitas, inclusive ao analisar o conteúdo que as pessoas compartilham. Por exemplo, no ano passado, anunciamos grandes investimentos em inteligência artificial e aprendizado de máquina para encontrar e remover com mais rapidez conteúdos que violam nossas políticas.
Nos próximos dias, você poderá fornecer seu feedback sobre os Termos e a Política de dados. Uma vez finalizado, publicaremos esses documentos e pediremos que você aceite eles no Facebook, juntamente com informações sobre as escolhas que você tem sobre a sua privacidade.
* Erin Egan é vice-presidente de Privacidade, e Ashlie Beringer é diretora Jurídica adjunta do Facebook