A Safran Identity & Security e a IDEX ASA estão prestes a colocar no mercado a primeira leva de cartões biométricos. As duas companhias firmaram uma parceria estratégica para unir conhecimentos no desenvolvimento do novo produto, que integra o cartão de polímero tradicional com leitor biométrico. Após o sucesso dos testes pilotos, a solução já está disponível para comercialização.
O cartão biométrico é uma das pilastras de um robusto programa para meios de pagamento idealizado, em conjunto, pelas duas companhias. Com o cartão biométrico será possível eliminar outros dispositivos de segurança, pois o sensor integrado no cartão dá maior comodidade e ainda mais segurança na autenticação no momento da operação.
Para desenvolver o projeto do cartão biométrico, a Safran I&D entrou com todo o know-how tecnológico de sistemas para biometria, incluindo ainda o conhecimento nos processos de segurança da informação e capacidade de produção. Já a IDEX ficou responsável por toda a customização do leito biométrico no cartão. O resultado deste trabalho traz avanço significativo para o mercado de cartões e meios de pagamentos, ao ser a primeira solução que integra um cartão de plástico com o leitor biométrico.
Vale ressaltar que a produção do cartão biométrico utiliza a mesma estrutura de produção dos cartões já existentes. Outro atrativo é que não será preciso fazer nenhum tipo de atualização nos terminais e nos sistemas que já estão instalados nos pontos de venda.
“Esta parceria combina a nossa tecnologia biométrica patenteada para aplicação em polímero flexível, que é o material do cartão, com a tecnologia de segurança de identificação e certificação da Safran, líder mundial neste segmento, além de todo o conhecimento da fabricação para tornar este cartão biométrico uma realidade”, considera o CEO da IDEX, Hermant Mardia.
“Nosso objetivo é simplificar o dia a dia do consumidor. Com a integração do leitor biométrico no cartão físico de pagamento, proporcionamos uma ferramenta mais conveniente e muito segura. Outra vantagem muito importante é a possibilidade de uso nos terminais que já estão instalados nos pontos de venda”, acrescenta o vice-presidente da divisão de pagamentos da Safran Identity & Security.