Empresas enfrentam ameaça com uso constante de IA generativa por funcionários, diz pesquisa

O relatório revela um aumento de 30 vezes no envio de dados sensíveis para ferramentas como ChatGPT e Google Gemini, destacando riscos de violação, Shadow AI e falta de visibilidade sobre o uso corporativo de GenAI

Compartilhar:

A Netskope publicou uma pesquisa que revela um aumento de 30 vezes nos dados enviados para aplicações de GenAI por usuários corporativos no último ano. Isso inclui dados confidenciais, como código-fonte, dados regulamentados, senhas, chaves de acesso e propriedade intelectual. Segundo o relatório isso também aumenta os riscos de violações que geram prejuízo financeiro, quebra de compliance e roubo de propriedade intelectual.

 

Uso de IA no ambiente corporativo 

O Relatório de Ameaças e Nuvem de IA Generativa de 2025 do Netskope Threat Labs conseguiu visibilidade de 317 aplicações de GenAI como ChatGPT, Google Gemini e GitHub Copilot. Uma análise mais ampla revelou que 75% dos usuários corporativos estão acessando aplicações com recursos de IA, gerando um problema ainda maior às equipes de segurança que é a ameaça interna não-intencional.

 

Shadow AI

 

A pesquisa destacou o uso de ferramentas de IA sem aprovação ou supervisão da área de segurança. Chamada de Shadow AI, o uso é apontado como um dos maiores desafios da TI, já que 72% dos usuários corporativos fazem uso de contas pessoais nas aplicações de GenAI prejudicando corporações.

 

Além disso, a pesquisa explicou que isso ocorre pois as empresas não têm visibilidade total ou mesmo parcial sobre como os dados são processados, armazenados e aproveitados dentro do uso indireto da GenAI. Muitas vezes, escolhem aplicar uma política de “bloquear antes e perguntar depois” a qual permite explicitamente certas aplicações e as demais.

 

O ideal, segundo especialistas, seria os líderes buscarem uma estratégia segura, já que os profissionais querem os benefícios de eficiência e produtividade dessas ferramentas.

 

Para a Netskope, à medida que os profissionais de segurança combatem ameaças impulsionadas por IA, muitos estão se voltando a ferramentas de segurança já integradas ao seu conjunto de tecnologias.

 

Ou seja, as empresas estão trabalhando para reduzir os riscos de IA com políticas que lhes permitem bloquear o acesso à essas  ferramentas,  controlar quais usuários podem acessar e quais dados podem ser compartilhados com essas ferramentas.

 

Além disso, a organização recomendou que as empresas revisem, adaptem e ajustem suas estruturas de risco especificamente para IA ou genAI por meio de esforços para garantir proteção adequada de dados, usuários e redes.

 

 

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Malwares de rede aumentaram em 94%, alerta relatório

O relatório revela aumento dos incidentes de malwares de rede, além de novas detecções de criptomineradores, ameaças zero-day, entre outros
Security Report | Overview

Nova parceria educacional oferece curso gratuito de Cibersegurança com conteúdo internacional

Parceria oferece formação técnica gratuita em segurança cibernética para reduzir a escassez de profissionais no setor e ampliar oportunidades no...
Security Report | Overview

Páginas falsas de órgãos do governo para aplicar golpes são vendidas por R$ 150, detecta estudo

As páginas falsas aparentam ser da Receita Federal e de outras entidades oficiais para capturar dados ou induzir vítimas a...
Security Report | Overview

 Malware em celulares falsificados afeta 20 mil usuários no Brasil, apontam dados

Organização identificou uma versão avançada do trojan Triada, instalada diretamente no sistema de fábrica de celulares Android falsificados; malware em...