Empresas devem abraçar a diversidade de gênero nas funções de segurança e gerenciamento de riscos

Pesquisas do Gartner indicam que, atualmente, para cada 100 executivos de segurança e gestão de risco no mercado, apenas 25, em média, são mulheres.

Compartilhar:

Pesquisas do Gartner indicam que, atualmente, para cada 100 executivos de segurança e gestão de risco no mercado, apenas 25, em média, são mulheres. A boa notícia é que, como os benefícios da diversidade estão sendo mais percebidos a cada dia, esse número tende a aumentar em quase 15% nos próximos anos.

“Embora esse cenário nos exija uma leitura bastante sóbria, podemos dizer que o fluxo geral de mão de obra está caminhando para uma relação homem-mulher mais equilibrada, o que significa que, com o tempo, é provável que haja mais líderes femininas no mercado”, afirma Roberta Witty, VP Analyst do Gartner.

Para avaliar este ambiente, o Gartner realizou a Pesquisa Diversidade de Gênero em Segurança e Gestão de Risco, que explorou como a diversidade de gênero afeta a capacidade de uma organização de gerenciar seus objetivos nessa área.

 

Entre os principais resultados, o levantamento indica que equipes com maior diversidade de gênero superam em cerca de 50% a performance observada em grupos mais homogêneos e menos inclusivos. A pesquisa descobriu que os líderes de equipes de tecnologia mais inclusivas eram mais propensos a dizer que suas equipes superavam os grupos de trabalho não-inclusivos em todas as sete medidas estudadas, incluindo a implementação de novas ideias e a tomada de decisões oportunas.

 

Outro ponto importante é que a exposição precoce às disciplinas de segurança e gestão de risco é um fator importante para desenvolver candidatos mais qualificados, além de contribuir para a equidade de gênero. Por isso, o Gartner recomenda que as empresas direcionem esforços às mulheres enquanto ainda estão na escola para atraí-las para a carreira em segurança e gestão de risco.

 

“As organizações podem ganhar mais ao aumentar o fluxo geral de mão-de-obra para segurança e gestão de risco, estabelecendo parcerias com instituições de ensino fundamental, médio e superior para apresentar a carreira para mulheres jovens”, diz Witty. “Não se concentre apenas em programas educacionais técnicos. É possível abordar programas acadêmicos de outras linhas para garantir que as mulheres entendam o valor de uma carreira na área de segurança cibernética”.

 

Isso é importante, pois, de acordo com a pesquisa, as mulheres acham que as profissões de segurança e gestão de risco são excelentes carreiras. Por outro lado, é necessário realizar esforços concentrados para mantê-las neste mercado; caso contrário, as mulheres podem deixar suas posições para encontrar um ambiente de trabalho mais transparente, inclusivo e solidário em outros lugares e setores.

 

Os líderes entrevistados acreditam que patrocinar e orientar mulheres de alto potencial irá melhorar o recrutamento e a retenção de talentos femininos na gestão de segurança e risco. As forças-tarefa de diversidade são extremamente importantes, mas é preciso ir além da contratação e aplicar treinamentos obrigatórios de diversidade, testes de trabalho e sistemas de queixas que sejam benéficos para consolidar a diversidade organizacional.

 

Implementar práticas de recrutamento que abracem a diversidade de gênero, treinamentos dedicados a mitigar a discriminação e usar práticas de retenção que promovam as mulheres à liderança e às posições executivas são essenciais. Além disso, o Gartner indica a promoção de práticas de equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, como horários de trabalho flexíveis, como um diferencial competitivo que pode melhorar a retenção e o recrutamento de mulheres no mercado de trabalho.

 

As pessoas querem trabalhar onde sabem que serão aceitas e respeitadas por sua formação, habilidades e conhecimento únicos. É uma situação de ganha-ganha para todas as partes. Esses esforços irão contribuir com a maioria das organizações que vão exceder suas metas financeiras até 2022, equipando os times da linha de frente da tomada de decisão com uma cultura de diversidade e inclusão.

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Mais de 253 mil senhas foram disponibilizadas na deep e na dark web no primeiro trimestre

Estudo feito pelo SafeLabs para o Dia Mundial da Senha revela que os dados que deveriam ser sigilosos continuam à...
Security Report | Overview

Práticas de higiene digital das senhas precisam ser revistas, aponta laboratório de ameaças

Especialistas da Check Point Software defendem práticas de senhas fortes para proteger os usuários contra ameaças cibernéticas...
Security Report | Overview

Brasil sofreu 60 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos em 2023

De acordo com os dados sintetizados pelo FortiGuard Lab, embora a taxa seja inferior ao registrado em 2022, a tendência...
Security Report | Overview

Itaú Unibanco combate golpe do 0800 com proteção dos usuários

Desenvolvida pela DialMyApp, a tecnologia identifica e exibe um aviso na tela do celular do usuário e interrompe imediatamente a...