Especialista em cibersegurança da NovaRed Brasil, Adriano Galbiati, dá dicas para garantir compras livres de fraudes
O Dia das Mães é uma das datas mais lucrativas para o comércio, mas que também levanta preocupações quando o assunto é proteção de dados. Segundo a edição de 2023 do relatório “X-Force Threat Intelligence Index”, desenvolvido pela IBM, o setor de varejo no país se tornou o maior alvo de ataques cibernéticos no país em 2022, contrariando os índices globais direcionados para a área industrial. Durante as sazonalidades, o perigo se torna ainda mais evidente.
A NovaRed Brasil alerta sobre o aumento de ataques do tipo phishing durante esse período. Neste golpe, os cibercriminosos enganam as pessoas para que compartilhem informações sensíveis, como senhas e número do cartão de crédito. Usando um contexto de apelo para a celebração do amor materno, os golpes são realizados por meio de “promoções” para aquisição de presentes, envio de cartões por mensagens eletrônicas e demais agrados.
“Em datas como o Dia das Mães, há maior movimentação de mensagens virtuais e compras online, favorecendo a possibilidade de ataques cibernéticos. Com isso, a alta demanda também torna os varejistas vulneráveis”, conta Adriano Galbiati, diretor de Operações da NovaRed Brasil.
Galbiati explica que os golpes impactam diretamente os consumidores que têm informações pessoais, credenciais e senhas roubadas, podendo enfrentar prejuízos financeiros e muita dor de cabeça nesse processo. Além dos dados, os incidentes com softwares maliciosos podem comprometer o próprio equipamento usado. O usuário deve se atentar aos links recebidos em e-mails e grupos de Whatsapp, assim como compartilhados em stories. O ideal é sempre procurar pela fonte oficial.
Para garantir um Dia das Mães seguro no mundo digital e evitar esse tipo de desgaste, o especialista da NovaRed Brasil dá as seguintes dicas:
1- Faça compras online apenas em sites de empresas reconhecidas no mercado;
2- Verifique a legitimidade do website da loja por meio da URL e da lista do Procon com endereços não confiáveis;
3- Tenha cuidado com promoções com ritmo de urgência como “compre em 10 minutos para aproveitar condições especiais”;
4- Use, sempre que possível, um cartão temporário (também conhecido como cartão online) com numeração nova pelo aplicativo do banco para realizar pagamentos online;
5- Nunca compartilhe números de cartão de crédito, credenciais de acesso ou códigos recebidos por SMS ou mensagem do Whatsapp;
6- Desconfie de promoções de produtos com valores discrepantes da concorrência.