O empresário e proprietário da rede social X, Elon Musk, afirmou por meio de um tweet na própria plataforma que a organização foi alvo de um ciberataque massivo contra seus sistemas. Essa ocorrência, segundo Musk, explicaria as fortes instabilidades que o site sofreu durante essa segunda-feira (10).
De acordo com o jornal O Globo, diversos usuários do antigo Twitter pelo mundo relataram problemas para acessar a plataforma desde a manha de hoje. O site Downdetector, que monitora falhas de acesso e atividade em aplicativos e portais na web, registrou mais de 2.600 notificações até as 7h no horário de Brasília.
Diante dessas informações, Musk se pronunciou no próprio X, afirmando que a plataforma está, até o momento, sob ataque cibernético. “Somos atacados todos os dias, mas este foi realizado com muitos recursos. Está envolvido um grande grupo coordenado e/ou um país. Rastreando…”, acrescenta o tweet.
O executivo, porém, não deu detalhes acerca da natureza do incidente, nem se a big tech já acionou as autoridades competentes para investigar o ocorrido. Musk também não disse se os dados pessoais dos usuários do X foram impactados pelo incidente.
A Security Report entrou em contato com o X em busca de mais informações a respeito desse incidente e das afirmações de Musk. Até o momento da publicação dessa matéria, nenhum retorno foi enviado. Porém, essa nota será atualizada tão logo a rede social ou o proprietário dela voltem a se posicionar.
A SR publica, na íntegra, posicionamento de Elon Musk a respeito do incidente no X:
“Houve (ainda há) um enorme ciberataque contra o X. Somos atacados todos os dias, mas este foi realizado com muitos recursos. Está envolvido um grande grupo coordenado e/ou um país. Rastreando…”