Eletrobras impulsiona conscientização em SI com ação nacional

No Security Leaders Brasília, especialistas destacaram como a Semana de Segurança da Informação 2024 ampliou o engajamento e fortaleceu a cultura digital da empresa em diferentes capitais brasileiras

Compartilhar:

A Eletrobras, empresa tradicional e reconhecida em todo o país, levou ao Security Leaders Brasília um case que reforça o papel da conscientização como pilar essencial da segurança cibernética. Com a maior companhia do setor elétrico da América Latina e líder em transmissão de energia no Brasil, responsável por 22% da capacidade geradora do país e 39% das linhas de transmissão do Sistema Interligado Nacional, a empresa estruturou uma campanha robusta para ampliar a cultura de Segurança da Informação (SI) entre seus colaboradores.

 

A iniciativa, apresentada por Elcio Castilho, Gerente de SI da Eletrobras, que dividiu o palco com Natália Diamante, Head de Conscientização em SI na Netglobe, e Renato Batista, CEO da Netglobe, destacou como a Semana de SI 2024 – Sua Atitude Faz a Diferença percorreu cinco capitais em cinco dias. O evento promoveu ativações, palestras híbridas e experiências práticas para reforçar boas práticas de Cibersegurança entre os colaboradores.

 

“Nos últimos anos, passamos por uma reestruturação significativa. Entre 2023 e 2024, investimos em novas tecnologias e formas diferentes de conscientizar nossos colaboradores. A nova intranet se tornou o principal canal para comunicações recorrentes e contratamos uma plataforma especializada para treinar nosso time”, destacou Elcio Castilho.

 

A campanha utilizou abordagens para engajamento, como a Ativação Cocada Phishing, que demonstrou técnicas reais de engenharia social, e o Mutirão de Segurança da Informação, mobilizando os participantes em dinâmicas interativas. O resultado foi um impacto expressivo: aumento de 300% no número de inscritos no canal interno de SI, média de 680 espectadores diários online e mais de 1.000 certificados emitidos.

 

Além dos números positivos, a experiência trouxe aprendizados importantes. Elcio Castilho ressaltou a importância de incluir mais exemplos práticos nas apresentações. “Quanto mais aplicável o conteúdo, maior o engajamento. Percebemos que Segurança da Informação precisa ser parte do dia a dia das pessoas, e não apenas um tema técnico”, reforçou.

 

Como próximos passos, a Eletrobras planeja tornar as simulações e treinamentos mensais, ampliar publicações na intranet e trazer novas ativações para manter a conscientização em SI sempre ativa. O case é um dos destaques na programação do Security Leaders em Brasília.

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

2026 no radar do CISO: da defesa reativa à segurança estratégica

Entre inovação com Inteligência Artificial, gestão de terceiros e resiliência, a agenda dos CISOs avança para um modelo de Segurança...
Security Report | Destaques

Como a tríade IA, regulação e gestão de terceiros impactou a SI em 2025

Com a IA generativa elevando o patamar das ameaças e o novo Marco Legal exigindo governança sem precedentes, em 2025,...
Security Report | Destaques

Indivíduo é condenado a 9 anos de prisão por DDoS contra o TJ-RS

Incidente se deu em março deste ano, quando o acesso externo ao eProc, sistema que permite o acompanhamento de processos...
Security Report | Destaques

Ciberataque impacta serviços essenciais da prefeitura de São João da Ponte (MG)

Informações recebidas pelo portal G1 e pelo Estado de Minas dão conta de que o município teve parte de seus...