O perfil oficial no Twitter do Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), foi invadido no último domingo (15). Após a invasão, a página do tucano teve a foto alterada para a imagem de uma mulher loira com a camisa da Argentina, além de estar com os tuítes trancados e a localização do perfil como residente do Líbano. Até o presente momento, a conta segue com essas informações.
Na manhã desta terça-feira (17), a redação da Security Report entrou em contato com a assessoria do Governador para comentar o caso e que se pronunciou: “A assessoria do governador está em contato permanente com a administração do Twitter para recuperar a conta o mais rápido possível. A empresa está trabalhando na solução do problema. Em paralelo, foi acionada a Delegacia de Polícia de Repressão aos Crimes Cibernéticos para apurar o caso”, destacou o comunicado.
Recentemente, Leite foi alvo desse tipo de ação, no último dia 06 deste mês ele comunicou aos seguidores: “Retomei a conta do Twitter, que aparentemente tinha sido “sequestrada” com a tentativa de nos forçar a comprar um domínio de internet antigo que já tive, tinha expirado e que estava registrado antes junto a essa conta. Voltamos a “tuitar” normalmente aqui”, disse na ocasião.
Invasões cibernéticas atingem políticos
Esse não foi o único político afetado nas últimas semanas. Em dezembro do ano passado, o perfil oficial no Twitter do Governo eleito em São Paulo, Tarcísio de Freitas, foi invadido. Posteriormente, o acesso já foi recuperado. “No início da noite de hoje (17), esta conta de Twitter foi invadida. A minha assessoria entrou em contato com a plataforma e já recuperamos o acesso. Agradeço aos que denunciaram por aqui e nos avisaram rapidamente. Boa noite a todos”, escreveu o político na ocasião.
Ainda na época, segundo apuração da Security Report, na conta invadida, foram realizadas postagem com mensagens sobre criptomoedas e uma suposta plataforma de NFT. Assim como outros políticos, Tarcísio também tem usado frequentemente as redes sociais para divulgar o trabalho do governo e alguns compromissos de sua agenda.