Escritório Central de Arrecadação e Distribuição melhora processos de SI, ganha mais autonomia e aumenta disponibilidade dos canais da empresa após adoção de tecnologias da Fortinet
Por Alexandre Finelli
Responsável pela arrecadação e distribuição dos direitos autorais de execução pública musical, o Ecad é uma instituição considerada referência na área em que atua. Com 38 unidades arrecadadoras próprias, 42 escritórios de advocacia terceirizados e 61 agências credenciadas, o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição precisava melhorar os processos de Segurança para aproveitar melhor as oportunidades oferecidas pela área de TI, o que foi possível após a implementação das tecnologias Fortinet.
“Eram inúmeros desafios, dentre eles, fortalecer e manter o alinhamento de TI ao negócio, utilizando as estratégias de SI para manter a integridade dos dados e garantir as informações da empresa e seus ambientes tanto físicos quanto lógicos”, destaca Marcos Eboli, gerente de Qualidade de Serviços de TI do ECAD.
Overview
Até 2011, período que antecedeu a implementação de novas tecnologias, havia somente um equipamento de firewall que cobria o data center principal. O domínio era realizado apenas por meio de regras de acesso. Os demais serviços eram utilizados como apoiadores para complementar o controle no que diz respeito ao filtro de conteúdo e geração de relatórios nas demais localidades, tornando difícil a manutenção da segurança pelo time técnico.
Além disso, Eboli ressalta que a sustentação dos sistemas era realizada através de programas e equipamentos distintos, exigindo mais dos especialistas e expondo a organização às vulnerabilidades. “O cenário de integração com os demais trabalhos era complexo e a plataforma antiga não permitia coletar logs de acessos dos equipamentos, bem como padronizar relatórios”, complementa. Para piorar, não havia proteção alguma contra ataques direcionados.
Mudanças necessárias
Diante desse cenário, a implementação de novas estratégias foi dividida em duas etapas. “Adotamos inicialmente algumas soluções da Fortinet para o projeto inicial, que durou de 2010 a 2011, cobrindo cerca de 12 localidades”, explica Eboli. Durante esse processo, boa parte das demandas mencionadas já foi solucionada. “Ganhamos mais segurança das instalações e em transações online, já que cobrimos uma quantidade maior de escritórios com as novas tecnologias”, avalia.
Já no período seguinte, que compreendeu de 2012 a 2016, foi dada continuidade na expansão das soluções, onde foram implementados demais serviços, como roteamento dinâmico, OSPF, integrando e trocando tabelas com dispositivos de outros fabricantes. Nesta ocasião, houve aumento de disponibilidade dos canais de comunicação da empresa.
Com as soluções, hoje o Ecad é capaz de administrar todas as tecnologias com os próprios profissionais. Além disso, a equipe interna realiza as migrações e atualizações necessárias após o suporte dado pelo fornecedor. Com a capacitação, os profissionais conquistaram mais autonomia para aproveitar os recursos oferecidos. “Analisamos constantemente os mecanismos apontados pelo fabricante e buscamos cada vez mais a centralização dos serviços de Segurança”, finaliza.