O Dia dos Namorados deste ano promete ser uma data com boas vendas para vários negócios. De acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa é que seja movimentado R$ 1,65 bilhão.
No entanto, com a tendência do e-commerce que vem se estabelecendo nos últimos anos, as lojas precisam ter uma grande atenção às tentativas de fraude e possíveis quedas em seu sistema. Para auxiliar as redes varejistas a ficarem longe de problemas, três especialistas de mercado elencaram uma série de dicas para o setor varejista.
De acordo com Pedro Sanzovo, cofundador e CEO da Legiti, a estratégia mais eficiente de proteção contra ações criminosas em negócios digitais é a mescla da inteligência artificial com a humana. “Atualmente, os criminosos recorrem a estratégias variadas e complexas para agir, então não há como se defender só com base na intuição, sem uma arquitetura de dados de última geração”, explica. “Além disso, é importante que tanto empreendedores como consumidores entendam que medidas contra esses ataques precisam ser tomadas antes deles acontecerem, não como consequência, pois em muitos casos os danos financeiros podem ser irreversíveis”, completa.
Para Sanzovo, os comércios com modelos preditivos e machine learning são determinantes para antecipar golpes no e-commerce, por isso, considera fundamental que nos dias de hoje os negócios digitais tenham parceiros estratégicos em toda a jornada de compra e venda. “Se a loja possuir uma ciência de dados e líderes que tratam o assunto com seriedade, não recorrendo a sistemas antifraude simplórios, a chance de sofrer prejuízos nas datas comemorativas diminui drasticamente”, ressalta.
Denis Riviello, head de Cibersegurança da Compugraf, salienta a importância das lojas e e-commerces utilizarem as redes sociais para explicar como serão feitas as divulgações e promoções nessa época. “Assim, caso algum consumidor se depare com algo diferente, saberá identificar se é real ou não. Caso o varejista identifique uma campanha falsa sobre o seu estabelecimento, vale também informar os clientes”, recomenda.
Riviello argumenta ainda que as lojas virtuais precisam seguir algumas normas para passar segurança e tranquilidade aos clientes. “Desenvolver um site seguro com certificado de HTTPS e deixar aparentes os selos de segurança em qualquer aba. Além disso, vale utilizar uma proteção WAF (Web Application Firewall), ou seja, uma camada de proteção que fica entre o site e o tráfego que receber da internet, optando também por proteções como o Firewall, responsável por bloquear qualquer tentativa de acesso ao destino sem a devida autorização”, esclarece. “Dessa forma, o e-commerce passará confiança aos consumidores no momento de compra”, conclui.
Já segundo Fábio Freire, CEO da FindUP, é importante também que os players estejam atentos e se preocupem com a organização dos departamentos de TI e infraestrutura na semana anterior ao Dia dos Namorados, principalmente as lojas que possuem operação física. “As manutenções preventivas nos computadores, softwares e hardwares é fundamental para evitar que os estabelecimentos sofram com ações cibernéticas em grandes datas comerciais, como o Dia dos Namorados”, explica.
Ainda segundo Freire, outra recomendação é manter uma equipe de tecnologia de forma presencial nas sedes das marcas no período. “Por conta do alto volume de vendas, vale verificar também a viabilidade de ter uma equipe de prontidão para solucionar eventuais problemas, uma vez que a agilidade impacta diretamente na satisfação do comprador, que tende a não esperar muito pela solução do problema”, finaliza.