Dia do Consumidor: Como fugir dos golpes durante as compras online

Especialista alerta consumidores sobre fatores de segurança e idoneidade dos sites ao fornecer dados pessoais

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Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em 2014, mas cresceu e, hoje, é celebrado durante toda uma semana, em que o comércio – físico ou online – e fraudadores divulgam promoções especiais. Este ano, a Semana do Consumidor acontece entre os dias 14 e 20 de março.

 

Além de ser um período de atenção para não cair nas “pegadinhas” dos descontos, o consumidor precisa ficar em alerta em relação à segurança de seus dados, especialmente na compra online. O motivo? São nos períodos de grande movimentação no comércio que os crimes virtuais aumentam.

 

Pesquisas revelam que o Brasil é o segundo país com mais detecções de ataques de engenharia social na América Latina. Somente no ano passado, foram identificadas 25.133 páginas de phishing, que são endereços falsos feitos com a finalidade de roubar dados pessoais. Impulsionados por descontos imperdíveis, muitos consumidores se tornam vítimas fáceis dos cibercriminosos que disponibilizam falsas promoções em links criados para captura de dados e informações do comprador.

 

Márcio D’Avila, especialista em segurança digital e consultor técnico da CertiSign, destaca aqui algumas dicas para evitar dor de cabeça na hora de comprar on-line.

 

1) Vai usar o Pix?

 

Nesta modalidade, o pagamento pode acontecer por meio de um QR Code de forma instantânea. “É importante ter um antivírus no celular e, ao scanear o código, verificar atentamente todos os dados, como o nome da pessoa/empresa e valor, antes de efetivar a operação. Também é imprescindível, observar se o site para qual você foi direcionado está protegido pela criptografia de dados de um certificado SSL emitido, de fato, para a empresa em questão”.

 

Segundo especialista a maioria dos golpes pode ser identificado observando as informações da transação. Ele explica que é possível reconhecer um site seguro pela presença de um cadeado na barra do navegador, a letra S no HTTP, ficando HTTPS, e o selo de segurança, que geralmente é fixado no rodapé da página. Ao observar esses sinais, clique no cadeado ou no selo e verifique as informações. “Se a loja for abc.com.br e o SSL tiver sido emitido para cba.com.br, é provável que o site seja falso e, ao continuar a operação, seus dados poderão ser roubados”.

 

2) Cuidado para não ser ‘pescado’!

 

A isca? Promoções fabulosas que são enviadas por e-mail e mensagens, e, ao clicar no link, seus dados podem ser roubados. “Não se deixe enganar pela aparência. Muitos criminosos fazem cópias idênticas de e-mails e sites de lojas consagradas”.

 

Para não cair nas armadilhas, o especialista indica verificar se no remetente do e-mail e no corpo da mensagem há erros de português ou digitação  e evitar clicar em links de promoções, enviados por e-mail, SMS e aplicativos de mensagens, principalmente aqueles que são encurtados impossibilitando verificar o endereço d direcionamento.

 

“A melhor medida para aproveitar as ofertas com segurança é entrar no site da empresa da qual você recebeu a mensagem e verificar se a promoção de fato existe. E, claro, checar se o site em questão é seguro”.

 

Aqui valem as mesmas dicas do item anterior: verifique se há um cadeado no navegador e um selo de segurança. Clique e confira as informações.

 

3) Tudo certo com a compra? Cuidado na hora de receber o pedido

 

 Um novo golpe está sendo aplicado por entregadores de má fé. Com o intuito de obter dados, no momento da entrega o criminoso solicita que seja tirada uma selfie e uma foto do documento de identificação. Com isso, são colhidas as informações pessoais e biométricas faciais que podem ser usadas para abrir contas em bancos digitais e solicitar empréstimos, por exemplo, entre outras transações sem o seu consentimento.

 

“Apenas conceda essas informações se tiver a certeza de que esse tipo de conferência faz parte do processo de controle da loja em que comprou. Se não estiver certo disso, negue. E, caso o entregador insista, informe que irá entrar em contato diretamente com o e-commerce para confirmar o recebimento”.

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