O Dia das Mães, que será comemorado em 9 de maio próximo, é uma das datas mais movimentadas no varejo brasileiro, e neste ano tudo indica que não será diferente. Segundo pesquisa nacional de intenção de compras da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), cerca de 60% dos brasileiros pretendem presentear as mães. Com a alta demanda no consumo, o interesse de criminosos em praticar golpes e fraudes também pode sofrer um aumento.
A pandemia fez com que muitas pessoas passassem a dar preferência a compras online, mas por conta da reabertura parcial de alguns setores do comércio, as ameaças ao cliente não se restringem ao ambiente virtual. Por isso, além do cuidado durante a compras na internet, a atenção com as compras físicas também deve ser redobrada.
Pensando nisso, o Itaú Unibanco separou sete dicas para que os consumidores estejam atentos a possíveis golpes e fraudes no período, seja em compras presenciais ou online:
1) Atente-se aos links
Nunca clique em endereços com ofertas de descontos exageradas. Para prevenir a fraude, veja se a informação a respeito dos valores é verdadeira. Confira o site oficial da loja, acessando-o pelo navegador, caso haja alguma dúvida.
2) Utilize o cartão virtual
Sempre utilize o cartão virtual para pagar as compras feitas na internet. É mais seguro, mais prático e evita dores de cabeça desnecessárias.
3) Confira antes de preencher seus dados
Antes de colocar o número do cartão em um pagamento na internet, cheque novamente se o endereço do site corresponde ao da loja oficial ou da empresa de pagamento.
4) Atenção aos dados do vendedor
Ao pagar uma compra na internet via boleto, transferência ou PIX, sempre confira se o nome do destinatário é o correto para receber o pagamento.
5) Cuidado com ofertas de brindes e presentes
Desconfie caso alguém vá até você para entregar brindes ou presentes. Não permita que tirem foto sua, nem colham suas digitais para registrar qualquer contato ou recebimento.
6) Cheque sempre se o valor está correto
Ao passar o cartão em uma máquina física, confira se o valor está correto antes de digitar a senha. Nunca coloque sua senha em máquinas “com defeito”, que não mostrem o valor. E, ao digitar a senha, não permita que vejam.
7) Confira se o cartão devolvido é o seu
Após fazer o pagamento pessoalmente, sempre confira o seu nome no cartão que lhe foi devolvido.
A área de Segurança Corporativa do banco desenvolveu materiais de conscientização e prevenção em diferentes formatos: vídeos, SMS, push e está utilizando o site, as redes sociais e demais canais de comunicação para impactar o maior número de pessoas e alertá-las sobre golpes. Para orientar a população sobre boas práticas de segurança, o banco disponibiliza um canal com informações sobre prevenção a todos os golpes.
“Os bancos e as empresas financeiras em geral têm aperfeiçoado cada vez mais seus sistemas de segurança para evitar fraudes. No entanto, a atenção do consumidor no momento de compra é fundamental para evitar dores de cabeça desnecessárias, especialmente em datas comemorativas como o Dia das Mães, em que sabemos que os golpistas agem com maior intensidade”, afirma Richard Bento, superintendente de Segurança Corporativa do Itaú Unibanco.