Dia das Mães é armadilha para fraudes online

Promoções de produtos com preços muito abaixo do normal, lojas desconhecidas e com muitas reclamações em sites de avaliação, falsos agentes de viagem, são alguns dos principais esquemas que ocorrem em datas comemorativas

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Com a chegada do Dia das Mães, muitos consumidores estão em busca do presente ideal e que também caiba no orçamento. Um meio bastante recorrente são as compras online, pois alguns e-commerces oferecem preços bem abaixo do que as lojas físicas, com promoções e até mesmo facilidade para efetuar o pagamento. Porém, o comércio eletrônico esconde certas armadilhas, em decorrência de pessoas mal-intencionadas que se aproveitam das brechas de segurança para aplicar golpes (tanto em clientes como em estabelecimentos). Por isso, é preciso tomar alguns cuidados no comércio eletrônico.

 

Para auxiliar o combate à fraude online durante essa época do ano, a Konduto, listou algumas dicas que são essenciais para efetuar compras no e-commerce sem o risco de dores de cabeça no futuro.

 

Cuidado com promoções incríveis de lojas desconhecidas

 

Muitas lojas podem oferecer preços e condições extremamente sedutores para atrair clientes em épocas especiais, como o Dia das Mães. Por isso, ligar o “desconfiômetro” quando isso acontece, especialmente quando se tratam de lojas virtuais sobre as quais você nunca ouviu falar, é muito importante para evitar cair em alguma armadilha de fraudadores. Em épocas assim, é muito comum vermos lojas de fachadas serem criadas para enganar consumidores com golpes bastante conhecidos – mas, nos quais, sempre caímos.

 

Confira a reputação da loja em redes sociais e sites como Reclame Aqui

 

Nunca ouviu falar da loja na qual está prestes a concluir uma compra online? Espere alguns minutos e investigue comentários e postagens sobre o estabelecimento em redes sociais e sites como o Reclame Aqui. Ver quais são as principais queixas de outros consumidores e como o estabelecimento realiza a solução destes problemas são atitudes que podem ajudar o consumidor a sanar esta dúvida.

 

Evite lojas que não aceitem o pagamento no cartão de crédito

 

Você pode até não gostar de fazer um pagamento on-line com cartão de crédito, mas saber que o site aceita este tipo de pagamento é um indicador importante para diferenciar e-commerces reais de uma eventual loja de fachada. Isso porque o cartão de crédito é o meio de pagamento mais seguro para o consumidor: caso haja algum desacordo comercial, o cliente pode sempre solicitar o cancelamento da transação e pedir o ressarcimento do valor. Isso não acontece quando pagamos uma compra por boleto ou transferência bancária, pois é extremamente difícil reaver este dinheiro se cairmos em algum golpe. É justamente por isso que lojas de fachada disponibilizam somente estas opções de pagamento em detrimento ao cartão.

 

Atenção com os falsos agentes de viagem

 

Há criminosos que se fazem passar por agentes de viagem e oferecem promoções inacreditáveis para passagens de ônibus ou avião, com descontos que podem variar entre 40% e 65% do valor que está sendo cobrado nos sites da empresa rodoviária ou da companhia aérea. Mas duas condições chamam a atenção para este tipo de golpe: o pagamento deve ser feito por transferência bancária e a data de embarque precisa ser em até 3 dias da realização da compra. Isso acontece porque o estelionatário emite o bilhete “verdadeiro”, mas realiza o pagamento com cartões de crédito clonados. Isso pode causar uma enorme dor de cabeça ao viajante, pois há grande chance de o dono do cartão perceber o golpe a tempo, informar o banco ou a empresa de transporte e o viajante ser barrado no momento do embarque, perdendo a viagem e passando por um constrangimento bastante desagradável.

 

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