Dia da Internet: Phishing e data leak são duas das maiores ameaças ao usuário

Com o desenvolvimento acelerado da tecnologia, a crescente de tentativas de golpes no ambiente online também se torna uma realidade. Nesse sentido, especialistas da 99Pay reúne recomendações de segurança

Compartilhar:

A internet surgiu em 1995 e, dez anos depois, a ONU estabeleceu o Dia Mundial da Internet. Comemorado no dia 17 de maio, a data é um lembrete não só da revolução que a internet continua a promover, mas também da importância da conscientização sobre o uso das tecnologias da informação, promoção do acesso universal, redução da exclusão digital e reforço de boas práticas de segurança cibernética.

 

No Brasil, 84% da população, ou 156 milhões de pessoas, acessaram a rede digital em 2023, de acordo com o levantamento da TIC Domicílios. O índice chega a quase 100% entre os mais ricos e fica em 69% nas classes D e E.

 

Com o desenvolvimento acelerado da tecnologia, a crescente de tentativas de golpes no ambiente online também se torna uma realidade. Dados levantados pela Kaspersky revelam que em 2023, houve um aumento de 25% a 35% no número de golpes digitais.

​‍

Os golpes bancários foram os mais presentes durante o ano, resultantes principalmente de duas situações: furto ou roubo do celular, seguido pelo acesso aos dados bancários da vítima de forma fraudulenta.

 

Pensando nisso, o especialista Bruno Trigo, Gerente Sênior de Risco da 99Pay, reuniu alguns dos golpes mais comuns e dicas de como evitá-los.

 

Phishing

A ideia aqui é, como o próprio termo diz, “pescar” informações dos usuários. “O phishing é uma das formas mais comuns de golpe e a estratégia é utilizada por fraudadores que se passam por empresas conhecidas. Os ataques podem acontecer de forma geral ou direcionada e o maior objetivo dos golpistas é manipular os usuários para obter informações confidenciais. Por isso, a recomendação aqui é evitar compartilhar dados sigilosos no ambiente online”, afirma o especialista.

 

Perfis falsos

Essa abordagem é ainda mais simples em comparação com a anterior. Nesse método, o golpista reúne informações básicas da vítima e cria um perfil falso. Com essa identidade fictícia, o criminoso entra em contato com pessoas do círculo social do indivíduo e inventa uma história convincente.

 

“Nesse caso, é importante alinhar com os colegas e familiares para que caso recebam alguma solicitação do tipo, chequem diretamente com a pessoa por meio de uma ligação ou chamada de vídeo”, esclarece Trigo. Além disso, os fraudadores também podem criar um perfil falso de uma marca ou empresa. Nessa situação, o cuidado é outro. É Importante estar atento se aquele é, de fato, o canal oficial da companhia em questão e nunca compartilhar senhas ou informações de acesso.

 

Revisão das transações

Após e durante a realização de compras online, é importante fazer revisões detalhadas das transações executadas. Desta forma, é possível identificar possíveis atividades suspeitas. “É fundamental estar sempre atento às movimentações de sua carteira. Além disso, conferir com cuidado os dados de pagamento antes de finalizar o PIX e o pagamento de boletos”, reforça Trigo.

 

Senha

“Cadastrar uma senha forte, com caracteres especiais, como @, #, !, letras e números é sempre a melhor alternativa”, pontua o executivo. Por exemplo, uma senha numérica de 4 dígitos pode ter 10 mil variações, ou seja, em, no máximo, 10 mil tentativas, é possível desvendar essa senha. Já uma senha alfanumérica (composta por letras e números) de oito dígitos tem quase 111 bilhões de combinações possíveis, o que dificulta muito o acesso por desconhecidos, mesmo para hackers experientes.

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Novo malware finge ser assistente de IA para roubar dados de brasileiros, afirma relatório

Pesquisa revela que golpistas estão usando anúncios no Google e um aplicativo falso de IA (DeepSeek) para instalar programa que...
Security Report | Overview

Brasil está entre os dez países com mais ameaças de malware, afirma pesquisa

Relatório indica nações que devem tomar precauções extras para tornar os sistemas corporativos mais resilientes contra ataques como ransomware
Security Report | Overview

Fraudes com Pix e QR Code crescem na América Latina, aponta pesquisa

Levantamento mostra as principais táticas utilizadas e os tipos de vulnerabilidades exploradas por criminosos ao realizarem fraudes financeiras em países...
Security Report | Overview

Malware disfarçado em DeepSeek e WPS Office é identificado em nova campanha

Relatório mostra uma nova campanha de ciberataques que usa malware disfarçado de outros sites para o roubo de dados confidenciais,...