De CISO a Advisor Estratégico: a nova jornada de Thiago Galvão na Microsoft

Com mais de 25 anos de experiência multisetorial, executivo assume papel estratégico de Advisor na gigante de tecnologia em uma área com estrutura global. Além de usar a expertise em diversos segmentos de negócio, o objetivo de Galvão é atuar na estratégia junto aos líderes de Segurança, C-Level e o Board das empresas

Compartilhar:

Thiago Galvão, um dos nomes mais reconhecidos no mercado de Cibersegurança no Brasil, inicia uma nova fase em sua trajetória profissional ao assumir a posição de Customer Security Officer na Microsoft. Com um currículo robusto de mais 25 anos de experiência, abrangendo diferentes indústrias e disciplinas, Galvão será o Customer Security Officer da empresa no Brasil, uma modelo global focado exclusivamente no apoio estratégico aos CISOs e ao Board das organizações clientes da gigante de tecnologia.

 

Desde os 19 anos, Thiago construiu uma carreira sólida com atuação em setores como automobilismo, varejo, logística, finanças, e-commerce e indústria. Essa diversidade, segundo ele, foi uma escolha consciente para ampliar sua visão e capacidade de atuação. “Busquei experiências em diferentes verticais para desenvolver uma abordagem mais ampla e estratégica”, explica o executivo que tem passagens em empresas como Casas Bahia, Banco BS2, VLI Logística, Yara, Gerdau, KPMG e Fiat.

 

Além da Cibersegurança, ele também se aprofundou em áreas correlatas como Gestão de Riscos, Auditoria e Prevenção à Fraudes. “Sempre quis ser um advisor completo, reunindo conhecimentos técnicos e estratégicos que me permitissem colaborar de forma mais ampla e efetiva com as organizações”, pontua.

 

Essa base multisetorial o preparou para os desafios mais complexos, incluindo liderar times extensos e gerenciar crises cibernéticas de alta pressão. Ele destaca o varejo como o setor mais desafiador, por ser uma vertical com grande complexidade e dinâmica multicanal. “Foi a maior escola da minha carreira”, reflete Thiago Galvão.

 

Na visão do executivo, essa amplitude de experiências é um diferencial para atuar junto aos CISOs, que enfrentam um cenário de ataques mais sofisticados, pressão por resultados rápidos e recursos limitados. “Minha missão é ajudar os CISOs e o Board no desenvolvimento da estratégia, maturidade e resiliência, essenciais para lidar com os desafios da área de Segurança Digital e, também, com o desgaste pessoal e de suas equipes”, pontua. Ele destaca ainda que equilíbrio e bem-estar são cruciais no cargo de CISO, algo que aprendeu ao longo de sua própria trajetória, onde em 2024 começou a praticar Triathlon.

 

Thiago Galvão ganhou quatro Prêmios Security Leaders. Em 2015, venceu no Prêmio de Líder na vertical de negócios de Manufatura, quando atuava na Gerdau. Um ano depois, ganhou o Prêmio de Líder Regional por Belo Horizonte. Em 2021, o executivo conquistou o Prêmio de Líder pela vertical de Varejo quando estava no Grupo Casas Bahia. E, em 2022, ficou entre os TOP 10 Líderes de Cibersegurança no Brasil.

 

O novo papel na Microsoft

 

Há um mês no cargo, Thiago Galvão é o único representante do Brasil na estrutura global da Microsoft. A área de Customer Security Officer, reúne aproximadamente 40 advisors em diferentes países, com o objetivo de oferecer suporte estratégico personalizado aos CISOs e ao Board.

 

Sua função é atuar como um advisor, trazendo insights práticos e colaborando para superar os desafios diários dos líderes de Segurança. “Não estou aqui para vender soluções, mas para criar uma relação de confiança. Quero entender as dores e dificuldades dos CISOs e contribuir para que eles atinjam seus objetivos com mais segurança e eficiência”, explica.

 

Ele já iniciou conversas com alguns CISOs para mapear os principais pontos críticos. Seu foco está na prevenção da evolução das ameaças cibernéticas e a necessidade de integrar a Cibersegurança com as estratégias de negócio das organizações. Essa integração considera o novo perfil executivo dos responsáveis em proteger as empresas que precisam de estratégias mais robustas conectando o C-Level e o Board na sustentabilidade de longo prazo dos programas de Segurança.

 

A decisão de Thiago Galvão de se juntar à Microsoft foi guiada por sua análise criteriosa sobre o papel da empresa no mercado de Segurança. “A Microsoft tem o portfólio mais robusto e bem-posicionado do setor, com uma gama de soluções que realmente fazem a diferença para a construção de uma boa estratégia de Segurança”, avalia.

 

Além disso, ele destaca o investimento robusto da empresa em inovação, incluindo Inteligência Artificial aplicada à Cibersegurança. “É uma organização comprometida em liderar a transformação do mercado e isso faz todo o sentido para mim”, acrescenta.

 

Para ele, o novo cargo é mais do que uma oportunidade de aplicar sua experiência: é uma chance de retribuir ao mercado e contribuir para a construção de um futuro mais seguro e resiliente para as empresas e profissionais da área. “Quero que minha trajetória inspire e apoie outros líderes, ajudando a moldar um mercado mais maduro e preparado para os desafios que estão por vir”, conclui.

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Sistema de tickets da Telefónica é invadido por cibercriminosos

Incidente foi confirmado pela empresa em nota enviada à Security Report. De acordo com a mensagem, a investigação continua em...
Security Report | Destaques

Firjan adota microssegmentação como primeiro passo na recuperação de incidente

A Federação das Indústrias do Rio de Janeiro foi alvo de um ciberataque em maio de 2024, o que exigiu...
Security Report | Destaques

IA é ferramenta essencial na gestão de Segurança em cloud do Grupo Cosan

Durante apresentação de case de sucesso no Security Leaders Nacional, o Gerente de SI do conglomerado apontou como grande desafio...
Security Report | Destaques

Agência da ONU para Aviação Civil sofre ataque hacker

Devido ao incidente, dados de cerca de 12 mil indivíduos ligados à organização foram afetados. Por meio de comunicado, a...