Datacenter da Secretaria de Educação e Esportes em PE sofre invasão cibernética

Incidente comprometeu dados e processos da pasta. O edital de seleção para gestores de GRE segue indisponível, o governo de Pernambuco ainda explicou que quando ocorrer o restabelecimento dos sistemas, será republicado um novo cronograma

Compartilhar:

O Governo de Pernambuco informou na noite desta segunda-feira (28), que o datacenter da Secretaria de Educação e Esportes (SEE) foi alvo de um ataque cibernético, resultando no comprometimento dos dados e processos da pasta. Por conta do incidente, o edital de seleção para gestores de GRE segue indisponível.

 

De acordo com informações divulgadas, quando o sistema for restabelecido, o órgão irá publicar um novo cronograma do edital. “Não haverá qualquer prejuízo no processo de seleção”, explica a nota.

 

Ao longo dos últimos meses, diversas instituições públicas foram vítimas de ataques hackers. Em janeiro deste ano, os sites governamentais do Tocantins foram alvos dos cibercriminosos. Na ocasião, as plataformas das secretarias foram afetadas e os invasores publicaram imagens do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), entre elas, uma montagem de Lula em uma prisão.

 

Ainda no início de 2023, a Prefeitura de Petrópolis também foi impactada, o governo municipal registrou um boletim de ocorrência na Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática. Na época, o Departamento de Tecnologia (Detec) esclareceu que os dados acessados são de domínio público, já disponibilizados no portal da transparência. Nenhum dado sensível foi acessado no incidente.

 

Na manhã do dia 12 de dezembro de 2022, os governos do Ceará e de Alagoas sofreram impactos. O órgão cearense comunicou que as autoridades policiais investigavam uma ação criminosa nos sistemas. “O povo cearense lamenta a publicação de ameaças marcadas por xenofobia, racismo, ameaça de morte e violência política, que terão sua devida responsabilização legal”, dizia o comunicado.

 

Poucas horas depois, a instituição de Alagoas informou, através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), uma falha de Segurança no “registro.br”, responsável pelos domínios nacionais. Posteriormente, os sites foram restabelecidos.

 

A Security Report disponibiliza o comunicado do Governo de Pernambuco na íntegra:

 

“Informamos que o datacenter da Secretaria de Educação e Esportes (SEE) foi vítima de hackers, o que comprometeu todos os dados e processos da pasta. Por isso o edital de seleção para gestores de GRE está indisponível. Assim que o sistema for restabelecido, será republicado um novo cronograma do edital. Não haverá qualquer prejuízo no processo de seleção.”

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

SESC MG aprimora estratégia de segurança cibernética

Em parceria com a Lumu Technologies, a instituição tinha como demanda melhorar as diretrizes de Cibersegurança, superando os desafios de...
Security Report | Destaques

Procon-SP abre investigação sobre vazamento de dados na Netshoes

Devido a um incidente cibernético contra seus sistemas internos, o e-commerce de artigos esportivos alertou o mercado na última quarta-feira...
Security Report | Destaques

Incidente cibernético pode ter vazado dados na Netshoes, confirma empresa

Informação de que os dados de 38 milhões de usuários da plataforma de e-commerce tinham sido expostos na Dark Web,...
Security Report | Destaques

Hackers sugerem ajuda interna para vazamento na Walt Disney Company

Ocorrência se deu na última sexta-feira (12) e apenas chegou ao conhecimento público no começo dessa semana, após publicação do...