Criador do Opera diz estar preocupado com privacidade online

Segundo Jon von Tetzchner, as pessoas devem se ficar atentas com a coleta de dados por empresas de tecnologia, porque isso dá a elas uma visão da vida dos usuários, em situação comparável à distopia “1984” de George Orwell

Compartilhar:

As pessoas devem se preocupar com a coleta de dados por empresas de tecnologia, porque isso dá a elas uma visão sem paralelo da vida dos usuários, disse o criador do navegador de Internet Opera, nesta quinta-feira.

 

Jon von Tetzchner disse que a situação já é comparável à distopia “1984”, de George Orwell, já que “todos estão sendo seguidos e a informação de todos está sendo coletada”.

 

A falta de conhecimento sobre a quantidade de dados colhidos é “uma tempestade perfeita para uma idéia muito ruim”, disse ele à Reuters na conferência Web Summit, em Lisboa.

 

Von Tetzchner criou a Opera em 1996 e agora está promovendo seu novo navegador, Vivaldi, que ele diz que soluciona melhor as preocupações em relação à privacidade.

 

A Opera ganhou 350 milhões de usuários e proeminência no mercado de dispositivos móveis, mas ele deixou a empresa em 2011 porque não concordava com a venda do navegador para um consórcio chinês.

 

Desde então, ele lançou o Vivaldi, que inclui funções que, segundo ele, os navegadores maiores não possuem. O Vivaldi.net não rastreia buscas e é baseado em uma comunidade online de usuários que recomendam recursos, disse ele.

 

O navegador tem atualmente 1 milhão de usuários mas Von Tetzchner afirmou que o programa tem passado por taxa de expansão exponencial e que a empresa vai lançar uma versão para dispositivos móveis em breve.

 

* Com informações da Agência Reuters

 

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

De ofertas falsas a phishing pesquisa mostra os golpes de Natal  2025

Pesquisadores ressaltam que a IA e a automação estão tornando os golpes de fim de ano mais sofisticados e difíceis...
Security Report | Overview

Ataques a agentes de IA disparam em 2025, aponta pesquisa

Relatório revela que ataques contra agentes de IA no 4º trimestre de 2025 tiveram como principal alvo o vazamento de...
Security Report | Overview

Relatório: 57% dos malwares em 2025 são voltados ao roubo de dados de acesso

Ataques digitais com iscas visuais e ferramentas maliciosas prontas se tornam mais frequentes e sofisticados, segundo análise 
Security Report | Overview

Golpes cibernéticos disparam no fim de ano, afirma análise

Estudo alerta para o aumento de sites falsos, phishing, fraudes em redes sociais e golpes digitais com o crescimento das...