Criador do Opera diz estar preocupado com privacidade online

Segundo Jon von Tetzchner, as pessoas devem se ficar atentas com a coleta de dados por empresas de tecnologia, porque isso dá a elas uma visão da vida dos usuários, em situação comparável à distopia “1984” de George Orwell

Compartilhar:

As pessoas devem se preocupar com a coleta de dados por empresas de tecnologia, porque isso dá a elas uma visão sem paralelo da vida dos usuários, disse o criador do navegador de Internet Opera, nesta quinta-feira.

 

Jon von Tetzchner disse que a situação já é comparável à distopia “1984”, de George Orwell, já que “todos estão sendo seguidos e a informação de todos está sendo coletada”.

 

A falta de conhecimento sobre a quantidade de dados colhidos é “uma tempestade perfeita para uma idéia muito ruim”, disse ele à Reuters na conferência Web Summit, em Lisboa.

 

Von Tetzchner criou a Opera em 1996 e agora está promovendo seu novo navegador, Vivaldi, que ele diz que soluciona melhor as preocupações em relação à privacidade.

 

A Opera ganhou 350 milhões de usuários e proeminência no mercado de dispositivos móveis, mas ele deixou a empresa em 2011 porque não concordava com a venda do navegador para um consórcio chinês.

 

Desde então, ele lançou o Vivaldi, que inclui funções que, segundo ele, os navegadores maiores não possuem. O Vivaldi.net não rastreia buscas e é baseado em uma comunidade online de usuários que recomendam recursos, disse ele.

 

O navegador tem atualmente 1 milhão de usuários mas Von Tetzchner afirmou que o programa tem passado por taxa de expansão exponencial e que a empresa vai lançar uma versão para dispositivos móveis em breve.

 

* Com informações da Agência Reuters

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Google, Facebook e Amazon são as marcas mais usadas em roubos de credenciais, diz relatório

Kaspersky aponta aumento de ataques de phishing a grandes marcas e a causa pode estar na sofisticação e agressividade de...
Security Report | Overview

Febraban alerta para golpes mais aplicados nas compras de Natal

Cliente deve redobrar cuidados ao fazer compras no e-commerce e com seu cartão nas lojas de rua de grandes centros...
Security Report | Overview

Bloqueio de fraudes na Black Friday crescem 270% em 2024

Novo dado foi divulgado pela Visa recentemente. Já na Cyber Monday, a empresa afirma ter bloqueado 85% a mais de...
Security Report | Overview

Como o cenário de malwares evoluiu na América Latina em 2024?

A evolução dos malwares focados na América Latina em 2024 destaca a adaptabilidade e a engenhosidade de seus desenvolvedores, que...