Como IA potencializa a segurança de rede?

Para os executivos da HPE Aruba Networking, o uso da Inteligência Artificial no portfólio de soluções de networking tem potencial de criar uma rede mais intuitiva e segura, especialmente em ambientes com uma alta quantidade de dispositivos IoT, como hospitais e fábricas. Na visão do Country Manager Brasil, Antenor Nogara, esse movimento complementa a estratégia da companhia em amplificar a segurança nas operações de rede com o conceito “Security First”

Compartilhar:

Durante a conferência HPE Discover 2024, que pela primeira vez uniu o evento HPE Aruba Atmosphere, Antenor Nogara, country manager da HPE Aruba Networking, destacou as transformações significativas em curso na empresa, que agora aposta no poder da Inteligência Artificial para fortalecer a segurança de rede.

 

De acordo com o executivo, a empresa está em transformação para enfrentar os desafios modernos do mercado de networking e reforça o discurso de “Security First”, colocando a SI no centro das operações de rede, integrando soluções avançadas de IA e Zero Trust. Esse foi um dos destaques da conferência realizada em meados de junho, que atraiu mais de 14.000 participantes em Las Vegas.

 

“Nosso objetivo é garantir que cada elemento da nossa arquitetura de rede contribua para reduzir a superfície de ataques, proporcionando uma segurança robusta e estratégica”, afirma Nogara em entrevista à Security Report.

 

Ele acrescenta que a IA vem se tornando um componente crucial nas soluções de rede da HPE Aruba Networking, com a empresa incorporando técnicas avançadas para facilitar o monitoramento e a gestão de dispositivos. “Estamos utilizando a IA para criar uma rede mais intuitiva e segura, especialmente em ambientes com uma alta quantidade de dispositivos IoT, como hospitais e fábricas”, explicou Nogara.

 

“A oportunidade de IA não é uma carga de trabalho monolítica, mas uma carga de trabalho distribuída com uso intensivo de dados que também exigirá a estrutura de rede e o armazenamento corretos”, acrescenta Antonio Neri, CEO da Hewlett Packard Enterprise, durante o HPE Discover 2024.

 

Aquisição

 

Essa estratégia está cada vez mais enfatizada pela liderança da HPE, que anunciou a aquisição da Juniper Networks por US$ 14 bilhões, prevista para ser concluída no final deste ano ou início de 2025. Com esse movimento, a empresa promete expandir as capacidades de portfólio e fortalecer sua presença no mercado de segurança de rede, com promessas para ofertar uma plataforma segura e integrada.

 

“Nosso objetivo é tornar a HPE o parceiro completo de soluções de IA para qualquer empresa. Quando conectamos tudo – da borda à nuvem – a transformação acontece e a inteligência é ilimitada”, enfatiza Neri. Ele acrescenta que a aquisição permitirá à companhia fornecer soluções de rede mais completas, integrando rede, software e serviços em nuvem com objetivo de ajudar os clientes a conectar, proteger e analisar dados desde a borda até a nuvem.

 

A união das soluções da Juniper Networks com a plataforma de rede HPE Aruba Networking está sendo conduzida com grande motivação interna. Lene Skov, Chefe Global de Canais da empresa, afirmou durante a conferência que existe um “potencial significativo na combinação dos portfólios e os parceiros enxergam esse movimento com um enorme entusiasmo”.

 

Próximos passos

 

De acordo com os executivos da companhia, os clientes podem esperar uma nova fase de inovação e robustez nas soluções de rede. Antenor Nogara enfatiza que IA não apenas melhora a eficiência operacional, mas também oferece capacidades avançadas de observabilidade, permitindo à HPE Aruba Networking uma entrega de proteção de rede mais robusta e proativa.

 

“A tecnologia permite a microssegmentação e uma gestão mais eficaz dos pontos de acesso, reduzindo os riscos associados a logins comprometidos e outras vulnerabilidades. E toda essa estratégia também contempla aquele famoso equilíbrio entre segurança e usabilidade, uma proteção que não comprometa a experiência o usuário”, completa Nogara.

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Pedro Nuno explora as vantagens do Outsourcing de SI em novo livro

O CISO da Valid fala com exclusividade à Security Report sobre o lançamento do seu livro, que traz uma análise...
Security Report | Destaques

ATUALIZADO: Linha do tempo destaca ataques mais recentes

Painel de incidentes foi atualizado com os casos envolvendo a Netshoes, a Usina Alta Mogiana, a ValeCard, a Metalfrio, a...
Security Report | Destaques

Apagão Cibernético: empresas estimam os impactos da crise

CrowdStrike e Microsoft detectaram ainda no fim de semana que ao menos 8,5 milhões de devices foram atingidos pela pane...
Security Report | Destaques

Apagão Cibernético traz lição sobre vulnerabilidade da cadeia global

A crise desencadeada pela falha na atualização do ambiente CrowdStrike mostrou como a hiperdependência de sistemas digitais pode levar a...