Como garantir a segurança no e-commerce

Além da usabilidade, é necessário atentar-se para itens de segurança, que vão garantir o bom funcionamento do negócio e a segurança dos dados do cliente, além da reputação e confiabilidade da empresa

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A intensificação da vida doméstica no período pandêmico fez com que grande parte das compras em lojas físicas migrassem para online, obrigando as marcas a desenvolverem e mesmo aperfeiçoarem seu e-commerce. Para isso, além da usabilidade, a segurança passou a ser fator primordial nesse tipo de site, já que lojas virtuais podem sofrer tentativas de fraude ou roubo de dados dos usuários e clientes, além de uso de meios de pagamento falsificados.

 

“A segurança em um e-commerce é essencial para a confiabilidade em relação à empresa e para garantir a segurança das compras no meio virtual”. A proteção das informações do consumidor também é crucial para que estas não caiam em mãos de quadrilhas que se utilizam de dados de terceiros, acrescenta Rafael Petrini, CEO da Every System. 

 

Veja a seguir algumas dicas para manter a segurança da loja virtual e garantir boas vendas e atendimento aos clientes:

 

Garanta o certificado SSL

 

Toda página de e-commerce deve ter esse tipo de certificado (sigla para Secure Sockets Layer). Na prática, a tecnologia adiciona uma camada extra de segurança por meio da criptografia, o que garante a confidencialidade dos dados, principalmente de pagamento. Para saber se uma página utiliza esse sistema, deve-se observar se a URL é iniciada com a letra “s” após “http” e se aparece um cadeado na barra de navegação.

 

Utilize senhas fortes

 

O incentivo para que os usuários criem senhas fortes é de grande importância para reduzir a chance de o site ser invadido. Senhas elaboradas com letras, números, caracteres especiais e caps lock diminuem exponencialmente a chance de ataques. Apesar de fazer com que consumidor leve um pouco mais de tempo na criação do código, mostra por outro lado que a empresa preza pela sua segurança.

 

Teste seu site

 

Um dos testes mais usados para avaliar páginas e e-commerce é o stress test, que mede a capacidade do site suportar muitas conexões ao mesmo tempo, garantindo a viabilidade das transações. É essencial que seja feito antes de datas de grande afluxo de consumidores, como Dia das Mães e Black Friday.

 

Identifique vulnerabilidades no site

 

A análise das vulnerabilidades do site deve ser feita periodicamente. Pode ser realizada por meio de ferramentas especializadas, como o conhecido pentest, que percorre todas as áreas e identifica falhas que podem ocasionar aberturas para ataques hackers. É essencial que esse teste seja feito antes da operação ser iniciada.

 

Adequação à LGPD

 

A nova legislação, que entrou em vigor em 2020, dá ao consumidor o direito de saber claramente de que forma seus dados serão utilizados. É papel da empresa que reúne os dados esclarecer o motivo da requisição dos mesmos, e principalmente explicar qual será a seu emprego.

 

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