Com diretoria confirmada, elaboração do Regimento Interno é um dos próximos passos para estruturar ANPD

Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (20) os nomes indicados pelo governo para compor a Autoridade Nacional de Proteção de Dados

Compartilhar:

Nesta terça-feira (20), o Plenário do Senado aprovou os nomes indicados pelo governo para compor a primeira diretoria da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD). Antes de chegarem ao Plenário, as indicações já tinham sido aprovadas na Comissão de Infraestrutura do Senado (CI) na segunda-feira (19).

 

Os próximos passos agora consistem em estruturar a ANPD, para preenchimento dos cargos, e elaborar o Regimento interno da Autoridade. Além de aguardar o processo formal de nomeação do Diretor Presidente e dos demais Diretores do Conselho Diretor.

 

Conheça os executivos

 

O nome de Waldemar Gonçalves Ortunho Junior foi aprovado para o cargo de diretor-presidente do conselho diretor da ANPD, com 39 votos a favor e cinco contrários, além de uma abstenção. Ele é engenheiro eletrônico graduado pelo Instituto Militar de Engenharia, com pós-graduação em engenharia elétrica pela Universidade de Brasília e em pedagogia pela Universidade de Quito.

 

Com 40 anos de experiência na área de tecnologia da informação, Waldemar Junior é oficial do Exército formado pela Academia Militar das Agulhas Negras. É o atual presidente da Telebras (Telecomunicações Brasileiras S.A.), cargo que ocupa desde janeiro de 2019.

 

Arthur Pereira Sabbat recebeu 47 votos favoráveis e cinco contrários. Formado em Comunicações pela Academia Militar das Agulhas Negras e em Administração de Empresas pelo Centro Universitário de Brasília, Sabbat terá mandato de cinco anos na ANPD. Ele atua desde 2018 no Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.

 

A advogada Miriam Wimmer também teve seu nome confirmado para a diretoria da ANPD, com 46 votos a favor e cinco contra. Ela é brasileira nata, nascida em Londres, Inglaterra. Com especialização e mestrado em Direito Público e doutorado em Comunicação, Miriam é servidora da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) desde 2006, atuou no Comitê Gestor da Internet brasileira (CGI.br) e atualmente é diretora de Políticas para Telecomunicações e Acompanhamento Regulatório no Ministério das Comunicações. Seu mandato como diretora será de dois anos.

 

Com 38 votos a favor e três contrários, além de uma abstenção, Nairane Farias Rabelo Leitão foi confirmada para um mandato de três anos na ANPD. Graduada em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, ela tem especialização em Direito Tributário, Privacidade e Proteção de Dados. Na sabatina na Comissão de Infraestrutura, ela disse que pretende desempenhar o mandato na ANPD com “ética e comprometimento”.

 

Os senadores também confirmaram o nome de Joacil Basilio Rael para um mandato de quatro anos na ANPD. Ele recebeu 38 votos favoráveis e cinco contrários, além de uma abstenção. Graduado em Artilharia pela Academia Militar das Agulhas Negras e em Engenharia de Computação pelo Instituto Militar de Engenharia, Rael tem mestrado em Sistemas da Computação pelo Instituto Militar de Engenharia e doutorado em Ciências da Computação pela Universidade de Brasília. Atualmente, ele atua como encarregado da proteção de dados na Telecomunicações Brasileiras S.A. (Telebras).

 

*Com informações da Agência Senado

 

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Ecossistema seguro: lideranças debatem “zona cega” da cadeia de suprimentos

Fragilidade de fornecedores, falta de visibilidade e ausência de programas estruturados expõem cadeias digitais a riscos cibernéticos. Debate no Congresso...
Security Report | Destaques

Avanço regulatório na SI prepara o Brasil para combate à desinformação e fraudes?

Novas diretrizes do GSI buscam instituir Grupos de Trabalho de olho na resiliência cibernética, governança e atuação mais estratégica dos...
Security Report | Destaques

Confiança na IA divide opiniões entre CEOs e CISOs

Enquanto Gartner prevê salto bilionário em gastos com IA na Cibersegurança (US$ 51 bilhões), em Davos, Fórum Econômico Mundial destaca...
Security Report | Destaques

Vazamento de dados em Pernambuco expõe desafios do Governo e reacende debate entre CISOs

Incidente com mais de 9 milhões de registros, confirmado pela Secretaria Estadual de Saúde, alimenta debate no grupo de CISOs...