Clientes do banco Neon são alvos de data leak

Instituição investiga vazamento de dados de 30 milhões de clientes que tiveram informações sensíveis divulgadas na Dark Web. Em nota enviada à Security Report, Neon afirma que segue investiga o incidente e aciona autoridades

Compartilhar:

O Banco Neon informou, por meio de nota enviada hoje (12) à Security Report, que tomou conhecimento de um possível vazamento de dados contra uma parte de sua lista de clientes. A nota aponta que o comprometimento é fruto de um processo de cópia não autorizado dessas informações.

 

A informação sobre a ocorrência desse incidente começou a circular após um usuário de um fórum na Dark Web publicar imagens dos registros sendo recolhidos do sistema interno do banco, assumindo a autoria do vazamento. De acordo com a postagem, os dados são referentes a exatamente 30.825.019 clientes, e incluem nome, sexo, CEP, CPNJ, endereço físico e de e-mail, celular e dados e situação das contas bancárias, além de imagens de documentos.

 

“Assim que tomou conhecimento do ocorrido, a Neon adotou as medidas necessárias para cessar quaisquer acessos indevidos e realizar a avaliação do cenário, a fim de possibilitar eventual comunicação das autoridades responsáveis e clientes que possam ter sido afetados”, afirma a Neon no posicionamento.

 

O banco ainda explica que as informações comprometidas não possibilitam acessar as contas bancárias ou realizar transações indevidas. “A Neon reforça sua preocupação com a segurança e proteção dos dados dos clientes, que são prioridades absolutas para a empresa”, conclui a nota.

 

Apesar das amplas demandas por maturidade cibernética impostas pelo Banco Central do Brasil, o setor financeiro não está livre de impactos efetivos do crime cibernético. Em 2024, uma ocorrência marcante se deu no Banco Regional de Desenvolvimento do Sul, que confirmou à época que seus sistemas digitais foram alvos de um incidente cibernético, responsável pela restrição temporária do acesso aos sistemas da instituição.

 

A Security Report publica, na íntegra, nota enviada pelo banco Neon:

 

“A Neon tomou conhecimento da cópia não autorizada de dados de parte dos seus clientes, as quais não permitem acessar as contas bancárias e tampouco realizar transações.

 

Assim que tomou conhecimento do ocorrido, a Neon adotou as medidas necessárias para cessar quaisquer acessos indevidos e realizar a avaliação do cenário, a fim de possibilitar eventual comunicação das autoridades responsáveis e clientes que possam ter sido afetados.

 

A Neon reforça sua preocupação com a segurança e proteção dos dados dos clientes, que são prioridades absolutas para a empresa.”

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Brasil e União Europeia anunciam acordo de adequação mútua em Proteção de Dados

O anúncio, que precede o Dia Internacional da Proteção de Dados, elimina barreiras burocráticas para transferências internacionais e eleva o...
Security Report | Destaques

Operações otimizadas: Como aplicar automação sobre a Segurança que importa ao negócio

Com o crescimento da IA aplicada às SecOps das empresas, garantir mais eficiência tecnológica ao setor se tornou essencial para...
Security Report | Destaques

Painel de Incidentes: Ataques de DDoS e invasões cibernéticas desafiam o poder público em 2026

Desde incidentes cibernéticos mirando municípios pelo país à indisponibilidade das principais instituições nacionais, o cibercrime trouxe novos desafios às gestões...
Security Report | Destaques

Infraestruturas críticas: a resiliência ciberfísica como prioridade estratégica em 2026

Painel no Congresso Security Leaders Nacional reforça que proteger ativos essenciais deixou de ser um tema operacional e passou a...