Clientes do banco Neon são alvos de data leak

Instituição investiga vazamento de dados de 30 milhões de clientes que tiveram informações sensíveis divulgadas na Dark Web. Em nota enviada à Security Report, Neon afirma que segue investiga o incidente e aciona autoridades

Compartilhar:

O Banco Neon informou, por meio de nota enviada hoje (12) à Security Report, que tomou conhecimento de um possível vazamento de dados contra uma parte de sua lista de clientes. A nota aponta que o comprometimento é fruto de um processo de cópia não autorizado dessas informações.

 

A informação sobre a ocorrência desse incidente começou a circular após um usuário de um fórum na Dark Web publicar imagens dos registros sendo recolhidos do sistema interno do banco, assumindo a autoria do vazamento. De acordo com a postagem, os dados são referentes a exatamente 30.825.019 clientes, e incluem nome, sexo, CEP, CPNJ, endereço físico e de e-mail, celular e dados e situação das contas bancárias, além de imagens de documentos.

 

“Assim que tomou conhecimento do ocorrido, a Neon adotou as medidas necessárias para cessar quaisquer acessos indevidos e realizar a avaliação do cenário, a fim de possibilitar eventual comunicação das autoridades responsáveis e clientes que possam ter sido afetados”, afirma a Neon no posicionamento.

 

O banco ainda explica que as informações comprometidas não possibilitam acessar as contas bancárias ou realizar transações indevidas. “A Neon reforça sua preocupação com a segurança e proteção dos dados dos clientes, que são prioridades absolutas para a empresa”, conclui a nota.

 

Apesar das amplas demandas por maturidade cibernética impostas pelo Banco Central do Brasil, o setor financeiro não está livre de impactos efetivos do crime cibernético. Em 2024, uma ocorrência marcante se deu no Banco Regional de Desenvolvimento do Sul, que confirmou à época que seus sistemas digitais foram alvos de um incidente cibernético, responsável pela restrição temporária do acesso aos sistemas da instituição.

 

A Security Report publica, na íntegra, nota enviada pelo banco Neon:

 

“A Neon tomou conhecimento da cópia não autorizada de dados de parte dos seus clientes, as quais não permitem acessar as contas bancárias e tampouco realizar transações.

 

Assim que tomou conhecimento do ocorrido, a Neon adotou as medidas necessárias para cessar quaisquer acessos indevidos e realizar a avaliação do cenário, a fim de possibilitar eventual comunicação das autoridades responsáveis e clientes que possam ter sido afetados.

 

A Neon reforça sua preocupação com a segurança e proteção dos dados dos clientes, que são prioridades absolutas para a empresa.”

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Monbank denuncia ciberataque ao ambiente digital interno

A fintech, especializada em oferta de créditos consignados públicos e privados, informou em nota que o incidente atingiu a própria...
Security Report | Destaques

Incidente na Sinqia comprometeu R$ 710 milhões de instituições financeiras, informa a companhia

A controladora da organização de serviços de tecnologia emitiu um relatório ao Security Exchange Comission dos Estados Unidos, afirmando que...
Security Report | Destaques

Anatel investiga possível incidente no sistema do Defesa Civil Alerta

A Autoridade nacional de telecomunicações informou, por meio de nota publicada no site oficial, que um conjunto de usuários relatou...
Security Report | Destaques

Novo vazamento do Pix reforça demanda por gestão de terceiros, dizem CISOs

De acordo com líderes de SI da comunidade Security Leaders, exemplos como esse destacam necessidade de ecossistemas mais seguros de...