A 13ª edição do Congresso Security Leaders será realizada nesta semana e chega com muitas novidades com Trilhas Executiva, Estratégica e de Inovação Tecnológica, além de um Comitê inédito de CISOs que realizou uma curadoria especial dos principais problemas que afligem os gestores de Segurança. A programação da Plenária tem como destaque a participação dos líderes da Leroy Merlin, Cielo, Hospital Sírio-Libanês, Gerdau e Petrobrás, com abordagens de temas pertinentes da Cybersegurança e melhores práticas de defesa cibernética.
Na programação matinal, no dia 26, às 10h10, o CISO Global da Gerdau, Vitor Sena chega com o tema “Resiliência Cibernética para Sistemas de Controle Industrial”. Acompanhe os desafios e complexidades para manter e melhorar a postura de Segurança Cibernética em ambientes indústrias e redes de automação hiperconectados em meio a transformação da Indústria 4.0.
Às 14h, a Diretora de SI e Privacidade na Leroy Merlin, Fabiana Tanaka, apresenta um case de varejo sobre “Plano Estratégico de Segurança da Informação: do Diagnóstico à Implementação”. Executiva abordará as etapas e aplicabilidade do Plano Diretor de Segurança Cibernética para esse segmento de atuação, direcionado à definição de objetivos de longo, médio e curto prazo, cuja aplicabilidade exige o envolvimento do Head de Segurança da Informação e equipe interdisciplinar com foco em processo de planejamento participativo.
Leandro Ribeiro, CISO no Hospital Sírio-Libanês, chega às 16h50 com um assunto que vem afetando diversos profissionais de Segurança da Informação “Burnout: Uma ameaça invisível do Líder de Segurança”. Com as movimentações do cenário econômico e com os reflexos da pandemia, os líderes de SI precisam se preocupar com a ameaça do Burnout. Uma pesquisa revelou que muitos profissionais do mercado de SI consideram sair do setor devido ao estresse, esgotamento e progressão limitada na carreira. Leandro terá como missão mostrar como identificar os sintomas do burnout e como se prevenir dessa doença silenciosa.
No dia seguinte (27), a partir das 10h10, Glauco Sampaio, Superintendente Executivo de Segurança e Privacidade na Cielo, aborda o tema “CISO no papel do Google Translator”. Veja como os executivos de segurança podem ter ou criar a habilidade de traduzir os riscos cibernéticos de forma clara e inteligível para os líderes de alto escalão das empresas.
Treinar é extremamente importante no mundo da Cibersegurança. Quando existe treino junto com a equipe, todos ficam na mesma página e, em um momento de crise, todos sabem exatamente qual papel irá desempenhar. Mas como engajar todos os envolvidos e planejar os momentos para conseguir tempestividade no tratamento de incidentes?
Essa pergunta e outras quem responderá será a CISO da Petrobras, Márcia Tosta com a palestra “Treino é treino. Jogo é jogo. Como transformar simulados de ataques cibernéticos em ganhos reais?”, às 14h. A executiva ainda irá reforçar a importância dessas simulações dentro das organizações com o objetivo de saber o quanto as equipes estariam preparadas para gerenciar um cenário de crise.