CIEE-RS: solução de disaster recovery em nuvem protege dados de 100 mil estudantes

Tecnologia 2CLOUD trouxe como resultados alta disponibilidade de dados, aumento da proteção cibernética e física, além do início do processo de disrupção tecnológica na organização. 

Compartilhar:

O CIEE-RS – Centro de Integração Empresa Escola do Rio Grande do Sul (CIEE-RS), associação que atua na capacitação e inserção dos jovens no mercado de trabalho, adotou  a solução 2CLOUD BACKUP DR, da 2CLOUD, para aumentar a segurança das informações de seus mais de 100 mil estudantes inscritos e cerca de 36 mil usuários, em processo de estágio ou aprendizagem.

 

A solução atua no backup das informações em um ambiente  seguro, em nuvem. Os resultados são alta disponibilidade de dados, aumento da proteção cibernética e física, além do início do processo de disrupção tecnológica na organização.

 

Conforme Nilson Ayala Queiroz, CIO do CIEE-RS, a solução garante a segurança de todas as informações, incluindo um sistema interno, responsável pelo processamento de aprendizagem ou da jornada de trabalho dos estudantes atendidos pela instituição, que, ao longo de quase 50 anos de mercado, já beneficiou mais de 1,5 milhão de jovens, integrando-os ao mundo do trabalho.

 

Além dos dados internos de gestão, a solução contratada ainda contempla o backup das informações administrativas e a central de arquivos, como e-mails, textos, planilhas, apresentações etc.

 

Antes da adoção da tecnologia, o CIEE-RS realizava seus backups exclusivamente em fita e internamente, porém este processo gerava grande risco de perda de dados críticos, como as informações pessoais de estudantes e das empresas associadas, por exemplo.

 

Ayala conta que, sem o auxílio de um parceiro especializado, os desafios na gestão eram inúmeros, incluindo a possibilidade de problemas estruturais, falhas humanas, ataques cibernéticos, entre outras questões.

 

Para promover maior disponibilidade e segurança, o CIEE-RS optou, então, por uma solução que oferece redundância e proteção, em uma plataforma unificada em nuvem da 2CLOUD.  A solução permite que a instituição realize backups periódicos dos seus arquivos e informações tanto internamente como na nuvem na mesma console!

 

“Preferimos não ficar presos em um licenciamento, trata-se de uma plataforma contratada sob demanda, em cloud computing, e com um software que confere alta capacidade de processamento de dados”, afirma Fabricio Soares Bicca, analista de suporte, datacenters e gestão de projetos do CIEE-RS, responsável pelo desenvolvimento da iniciativa em parceria com a 2CLOUD.

 

O ativo mais importante de uma empresa, não importa o setor que atue, é o conjunto de informações do negócio, construído ao longo do tempo. A gestão e a segurança destes dados é crítica para todas as organizações. Além de formarem um histórico, são atualmente essenciais para a tomada de decisão estratégica, o que no caso do CIEE-RS, se reflete em benefícios para os jovens da região e toda a comunidade local.

 

 

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Telecomunicações não foram afetadas por Apagão Cibernético, diz Anatel

Para o órgão de fiscalização, o evento ilustra que, à medida que os diversos setores econômicos passaram por transformação digital,...
Security Report | Overview

Pesquisadores identificam ataque de controle de contas direcionado a organizações brasileiras

Os especialistas da Proofpoint indicaram que o agente hostil usa, desde junho, a criação de regras de caixa de e-mail...
Security Report | Overview

Azul e Visa formam parceria para reduzir fraudes em e-commerce

Iniciativa tem o objetivo de permitir uma experiência de aprovação de compra segura e confiável para os Clientes da companhia
Security Report | Overview

Custo dos golpes em infraestrutura quadruplicou em 2023, alerta estudo

49% dos ataques de ransomware contra segmentos críticos, como de água e de energia, começaram a partir da exploração de...