[bsa_pro_ad_space id=3 delay=8]

Canais da Jovem Pan no YouTube são alvos de invasão cibercriminosa

O incidente teria acontecido no final da noite de terça-feira, 10, segundo informaram as páginas da Jovem Pan News nas redes sociais. A nota ainda dá conta de que a extensão dos danos e as condições que permitiram o ataque ainda estão sendo esclarecidos.

Compartilhar:

O grupo Jovem Pan comunicou hoje em suas redes que seus canais no YouTube foram vítimas de uma invasão cibercriminosa na noite de terça-feira, 10.  A nota da empresa de comunicação foi veiculada nas contas oficiais do Instagram, Twitter e Facebook. O comunicado  não informou se o fluxo de publicações de vídeos na plataforma ou o funcionamento normal da página chegou a ser afetado pela tentativa de invasão.

 

Ainda segundo a Jovem Pan, depois que o incidente foi descoberto, as equipes de TI e cibersegurança da organização e do YouTube iniciaram um trabalho em conjunto para promover processos de resposta e investigar as condições que permitiram o estopim da crise. As autoridades competentes ao caso também foram informadas da invasão.

 

A Jovem Pan, por fim, lamentou na mensagem episódios recentes de “criminosos que tentam desestabilizar a credibilidade de veículos de imprensa”.

 

No dia 20 de dezembro passado, outro veículo de comunicação foi alvo de um ataque cibernético: O periódico britânico The Guardian teve parte de sua infraestrutura de TI atingida por um possível ataque de ransomware. Apesar do fluxo de trabalho não ter sido afetado profundamente, os profissionais do jornal foram orientados então a trabalharem de casa pelo resto da semana.

 

Além desse caso, o site da companhia de mídia OVALE ficou fora do ar durante três horas do dia 9 de junho do ano passado, em decorrência de um ataque cibernético. Logo depois de reestabelecido o sistema, um outro ataque foi tentado, porém sem sucesso. Descobriu-se à época que as duas tentativas de invasão partiram de servidores instalados nos EUA.

 

A Security Report disponibiliza a nota publicada pela Jovem Pan na íntegra:

 

“A Jovem Pan sofreu uma invasão em seus canais no YouTube no final da noite dessa terça-feira, 10 de janeiro.

 

Ainda estão sendo apuradas pela equipe de tecnologia da emissora e pela equipe de segurança do YouTube as condições que levaram ao ataque e a extensão dos danos.

 

No instante em que a vulnerabilidade foi identificada, a emissora notificou a plataforma e adotou as medidas necessárias, entre elas a comunicação do ocorrido para as autoridades.

 

Lamentamos que a Jovem Pan e outras emissoras em episódios recentes sejam alvos de criminosos que tentam desestabilizar a credibilidade de veículos de imprensa.”

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

O Burnout Silencioso dos CISOs (Chief Information Security Officers)

Cada vez mais pesquisas de instituições relevantes apontam um processo acentuado de exaustão por parte dos Líderes de Segurança em...
Security Report | Destaques

AWS: Descentralização permite priorizar cultura de Segurança nas empresas

O representante de Segurança Cibernética da Amazon Web Services na América Latina, Marcello Zillo, conversou com jornalistas durante o re:Inforce...
Security Report | Destaques

Deputados do Partido Liberal são alvos de hacktivismo nas redes

No último fim de semana, membros da bancada do partido na Câmara tiveram sites oficiais e contas nas redes sociais...
Security Report | Destaques

73% das violações no mundo ocorreram por ransomware, alerta SEK

Baseada nos números gerados pelos mais de um milhão de alertas no SOC da companhia, o estudo Think Ahead Report...