Na manhã desta quarta-feira (03), o portal da Câmara Municipal de Belo Horizonte saiu do ar após ser alvo de um ataque hacker em seus sistemas. Segundo informações divulgadas através de sua conta oficial no Twitter, após ter ciência do incidente, a instituição imediatamente acionou a Coordenadoria de Informática que realizou um bloqueio e se empenhou na solução do problema em questão.
Por conta do ataque, o portal ficou indisponível das 10h às 15h35 de ontem para o público externo, as reuniões regimentais foram transmitidas, em tempo real, pelo canal oficial no YouTube. “As gravações integrais das reuniões serão disponibilizadas no portal CMBH tão logo seja restabelecido o seu funcionamento”, diz nota publicada.
A Câmara esclareceu que não houve prejuízo de nenhum outro serviço/servidor, ou comprometimento de dados. Um Boletim de Ocorrência do ataque cibernético será registrado para a devida investigação. O site também já se encontra normalizado e em pleno funcionamento.
A Security Report disponibiliza o comunicado completo na íntegra:
“O Portal da Câmara Municipal de Belo Horizonte – CMBH saiu do ar na manhã desta quarta-feira (03/11), em decorrência de um possível ataque hacker. A Coordenadoria de Informática da CMBH realizou um bloqueio e está empenhada na solução do problema.
Considerando que ainda não há previsão para retorno do Portal para acesso pelo público externo, as reuniões regimentais continuarão sendo transmitidas, em tempo real, pelo canal oficial da CMBH no YouTube. As gravações integrais das reuniões serão disponibilizadas no portal CMBH tão logo seja restabelecido o seu funcionamento.
Nenhum dado ou outro serviço foi comprometido
Já está normalizado o funcionamento do Portal da Câmara Municipal de Belo Horizonte – www.cmbh.mg.gov.br, que ficou indisponível das 10h às 15h35, desta quarta-feira (3/11).
A Câmara esclarece que não houve prejuízo de nenhum outro serviço/servidor, ou comprometimento de dados. Será registrado Boletim de Ocorrência do ataque cibernético para devida investigação”.