Buser confirma incidente cibernético em seu ambiente digital

Empresa de transporte confirma incidente cibernético após identificar acesso externo não autorizado em dois de seus dispositivos

Compartilhar:

A Buser, plataforma que oferece viagens de ônibus a preços mais acessíveis, confirmou um acesso externo e seu ambiente digital. Segundo a empresa, foi identificado uma entrada não autorizada a dois de seus sistemas de comunicação interna, o que resultou na exposição de informações por meio de um hacker.

 

De acordo com a nota disponibilizada, foram vazadas conversas internas, incluindo interações relacionadas ao atendimento ao cliente. Embora, foi reforçado que o hacker não acessou os sistemas transacionais da empresa, nem a informações financeiros, senhas, informações de pagamento e dados de usuários.

 

A organização afirmou que ao ser detectado o acesso já iniciaram as medidas de análise, contenção e recuperação das informações. A Security Report disponibiliza o comunicado oficial da Buser sobre o incidente cibernético:

 

“A Buser confirma que identificou um acesso externo não autorizado a dois de seus sistemas

 

de comunicação interna, o que resultou na exposição de informações por meio de um hacker. O incidente permitiu a visualização de conversas internas, incluindo interações relacionadas ao atendimento ao cliente. Não houve acesso a sistemas transacionais da empresa, nem a dados financeiros, senhas, informações de pagamento e dados de usuários.

 

Assim que a situação foi detectada, a Buser adotou imediatamente um conjunto de medidas de análise, comunicação, contenção, erradicação e recuperação, seguindo os protocolos internacionais de resposta a incidentes (NIST). Entre as ações implementadas estão:

 

– Restrição de acessos e revisão de credenciais;

– Reforço das políticas de segurança da informação;

– Monitoramento contínuo dos sistemas;

– Apoio técnico especializado para investigação;

– Notificação às autoridades competentes, incluindo a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).

 

A empresa lamenta profundamente o ocorrido, reafirma seu compromisso com a proteção de dados e reforça que não há indícios, até o momento, de uso indevido das informações acessadas. Além disso, segue monitorando o caso com rigor e manterá a comunicação ativa com os públicos envolvidos. Caso seja necessário, eventuais usuários afetados serão notificados individualmente, conforme prevê a legislação vigente.”

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Qual o papel do DPO nas estratégias de uso da Inteligência Artificial?

Durante a segunda edição do Encontro Nacional de Encarregados de Dados, executivos e especialistas em proteção de dados reforçaram a...
Security Report | Destaques

Polícia do Piauí prende suspeito de invadir Tribunal de Justiça do estado

A operação contou com suporte das autoridades civis de Goiás e do Ministério da Justiça e Segurança Pública. De acordo...
Security Report | Destaques

Google admite perda de dados em ação de phishing por voz

A Big Tech informou, por meio de nota publicada em seu blog de Threat Intelligence, ter sido alvo de uma...
Security Report | Destaques

Governo Federal publica nova Estratégia Nacional de Cibersegurança

O Gabinete de Segurança Institucional e a Presidência da República confirmaram o lançamento do decreto por meio de nota nos...