Buser confirma incidente cibernético em seu ambiente digital

Empresa de transporte confirma incidente cibernético após identificar acesso externo não autorizado em dois de seus dispositivos

Compartilhar:

A Buser, plataforma que oferece viagens de ônibus a preços mais acessíveis, confirmou um acesso externo e seu ambiente digital. Segundo a empresa, foi identificado uma entrada não autorizada a dois de seus sistemas de comunicação interna, o que resultou na exposição de informações por meio de um hacker.

 

De acordo com a nota disponibilizada, foram vazadas conversas internas, incluindo interações relacionadas ao atendimento ao cliente. Embora, foi reforçado que o hacker não acessou os sistemas transacionais da empresa, nem a informações financeiros, senhas, informações de pagamento e dados de usuários.

 

A organização afirmou que ao ser detectado o acesso já iniciaram as medidas de análise, contenção e recuperação das informações. A Security Report disponibiliza o comunicado oficial da Buser sobre o incidente cibernético:

 

“A Buser confirma que identificou um acesso externo não autorizado a dois de seus sistemas

 

de comunicação interna, o que resultou na exposição de informações por meio de um hacker. O incidente permitiu a visualização de conversas internas, incluindo interações relacionadas ao atendimento ao cliente. Não houve acesso a sistemas transacionais da empresa, nem a dados financeiros, senhas, informações de pagamento e dados de usuários.

 

Assim que a situação foi detectada, a Buser adotou imediatamente um conjunto de medidas de análise, comunicação, contenção, erradicação e recuperação, seguindo os protocolos internacionais de resposta a incidentes (NIST). Entre as ações implementadas estão:

 

– Restrição de acessos e revisão de credenciais;

– Reforço das políticas de segurança da informação;

– Monitoramento contínuo dos sistemas;

– Apoio técnico especializado para investigação;

– Notificação às autoridades competentes, incluindo a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).

 

A empresa lamenta profundamente o ocorrido, reafirma seu compromisso com a proteção de dados e reforça que não há indícios, até o momento, de uso indevido das informações acessadas. Além disso, segue monitorando o caso com rigor e manterá a comunicação ativa com os públicos envolvidos. Caso seja necessário, eventuais usuários afetados serão notificados individualmente, conforme prevê a legislação vigente.”

 

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

2026 no radar do CISO: da defesa reativa à segurança estratégica

Entre inovação com Inteligência Artificial, gestão de terceiros e resiliência, a agenda dos CISOs avança para um modelo de Segurança...
Security Report | Destaques

Como a tríade IA, regulação e gestão de terceiros impactou a SI em 2025

Com a IA generativa elevando o patamar das ameaças e o novo Marco Legal exigindo governança sem precedentes, em 2025,...
Security Report | Destaques

Indivíduo é condenado a 9 anos de prisão por DDoS contra o TJ-RS

Incidente se deu em março deste ano, quando o acesso externo ao eProc, sistema que permite o acompanhamento de processos...
Security Report | Destaques

Ciberataque impacta serviços essenciais da prefeitura de São João da Ponte (MG)

Informações recebidas pelo portal G1 e pelo Estado de Minas dão conta de que o município teve parte de seus...