A BRASPRESS confirmou essa semana que foi vítima de um incidente cibernético que causou o comprometimento dos sistemas operacionais da companhia. O incidente, fruto da ação de um ransomware, também obrigou a retirada do portal oficial do ar, que expõe um comunicado com mais informações sobre o caso.
De acordo com a nota, a Cibersegurança interna foi capaz de detectar imediatamente as ações dos hackers, direcionando com mais precisão a suspensão das atividades. Agora, a empresa indica que está no processo de restauração dos backups íntegros de dados, realizados 2 minutos antes que o ambiente digital parasse.
Além disso, toda a base de dados está sendo levantada para que a continuidade do negócio possa ser recuperada. O comunicado não informa qual foi a extensão do ataque, nem se havia algum alvo específico por parte dos atacantes, mas ela informa que a BRASPRESS retornará com novas informações a respeito da normalização dos serviços.
O Diretor Presidente da BRASPRESS, Urubatan Helou, utilizou as redes sociais para se posicionar sobre o incidente e trazer outras informações a respeito. Segundo ele, embora os hackers tenham aberto uma sala de negociação com a empresa, não há qualquer expectativa de pagamento desse resgate, e o time de TI segue dedicado a reorganizar os sistemas.
“Fizeram um grande estrago em nosso banco de dados e nos 280 servidores. Um estrago muito grande que, se tiver conserto, levará alguns anos. Mas Espero ir aos poucos com nosso time de T.I, fazendo as operações irem retornando lentamente”, acrescenta Helou.
O executivo ainda afirmou que as autoridades competentes foram acionadas e que, agora, atuam em coordenação com o time de Cyber e TI para normalizar as atividades. “Uma fração importante do que construí ao longo dos 47 anos de fundação da BRASPRESS está sendo subtraída, mas aos 74 anos, não me curvarei a bandidos. Tenho a solidariedade da minha família e do meu time, e estou certo de que o mal não vencerá o bem”, encerrou.
A Security Report entrou em contato com a assessoria de imprensa da BRASPRESS em busca de outras informações, mas ainda não obteve retorno. Uma vez que novas informações cheguem desse contato, a nota será atualizada.
A SR também publica, na íntegra, o comunicado oferecido pela BRASPRESS em seu site oficial:
“Informamos que fomos invadidos por um ransomware na noite do último domingo. Nossos sistemas de Segurança detectaram a invasão instantaneamente, nos obrigando a tirar nossos sistemas operacionais do ar.
Entretanto, já estamos restaurando nossos backups íntegros, realizados 2 minutos antes da invasão. Neste momento, estamos levantando toda a base de dados para recuperar nossas operações. Cujo trabalho já está em fase muito adiantada.
Em breve, voltaremos com novas informações a respeito da normalização de nossos serviços”.