Brasil marca recorde em tentativas de fraudes em Janeiro, afirma pesquisa

Total foi de mais de 1,2 milhões de ocorrências de fraudes, com golpistas agindo a cada 2,2 segundos no país. A maioria das diligências foi identificada pela camada de proteção de verificação de cadastro

Compartilhar:

O Brasil iniciou 2025 com o maior volume já registrado de ocorrências de golpes desde o início do Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian. Os dados indicaram que, em janeiro, foram evitadas 1.242.093 diligências, um crescimento de 41,6% em relação a janeiro do ano anterior e equivale a uma tentativa de fraude a cada 2,2 segundos.

 

Na análise por modalidade, quase metade das tentativas de fraude foi detectada por meio de inconsistências na verificação cadastral, como divergências em dados pessoais ou endereços. Já as tecnologias de autenticação biométrica e análise documental foram responsáveis por identificar 44% dos casos. A verificação de dispositivos, que avaliou comportamentos suspeitos em aparelhos e navegadores, respondeu por 6,5% das ocorrências.

 

O setor de “Bancos e Cartões” seguiu como o principal alvo dos golpistas, com 52,5% das diligências. Na sequência, apareceram os segmentos de “Serviços” (33,6%), “Financeiras” (6,4%), “Telefonia” (5,9%) e “Varejo” (1,5%).

 

As tentativas de fraude continuaram mirando, principalmente, a população economicamente ativa. Em janeiro, pessoas entre 36 e 50 anos foram as mais visadas, concentrando 32,9% das ocorrências. Na sequência, apareceram as faixas de 26 a 35 anos (26,7%), até 25 anos (15,5%), 51 a 60 anos (13,3%) e acima de 60 anos (11,6%).

 

Em janeiro de 2025, São Paulo liderou o número de tentativas de fraude evitadas da pesquisa, somando 338.006 casos. Em seguida, vieram Rio de Janeiro (115.547) e Minas Gerais (108.018), consolidando a região Sudeste como a mais impactada. Os estados do Paraná (80.503) e Rio Grande do Sul (71.326) completam o grupo dos cinco com maior volume. Já entre os menores registros ficaram Roraima (2.613), Amapá (3.582) e Acre (3.954).

 

O crescimento das tentativas de fraude foi generalizado em janeiro de 2025, com todas as 27 Unidades Federativas registrando alta em relação ao mesmo mês do ano anterior. Para evitar fraudes os especialistas apontaram que é precisam garantir que seu documento, celular e cartões estejam seguros e com senhas fortes para acesso aos aplicativos.

 

Além disso, alertaram que é preciso desconfiar de ofertas de produtos e serviços com preços muito abaixo do mercado e ter atenção com links e arquivos compartilhados em grupos de mensagens de redes sociais. Já para as empresas, a pesquisa apontou que é preciso investir em tecnologias de prevenção à fraude para proteger a integridade e a segurança das operações dos ambientes digitais.

 

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Banco do Nordeste confirma incidente nas transações por PIX

Instituição financeira publicou comunicado à acionistas e ao mercado a respeito do ocorrido e para informar que não foi identificado...
Security Report | Overview

Secional paulista da OAB admite incidente de Cibersegurança

Maior divisão da Ordem dos Advogados do Brasil identificou um incidente de Segurança Cibernética mirando os acessos à sua rede....
Security Report | Overview

Golpes com Pix devem se tornar mais sofisticados em 2026, impulsionados por IA e engenharia social

Deepfakes, falsas centrais de atendimento e cobranças fraudulentas devem ganhar escala; Banco Central reforça mecanismos de proteção, mas comportamento do...
Security Report | Overview

Varejo sofreu uma tentativa de fraude a cada 2 minutos em 2025, aponta estudo

Foram 195.217 tentativas de fraude entre janeiro e setembro de 2025 no setor, um aumento de 4,1%. A Serasa Experian...