ATUALIZADA: Benner Sistemas sofre ataque Ransomware LockBit

Em comunicado, companhia comenta que a equipe de monitoramento logo detectou o incidente e, como medida de segurança, seguiu os protocolos mais rígidos, visando a proteção dos dados

Compartilhar:

O Grupo Benner informou que foi vítima de ataque cibernético. O player brasileiro foi atacado na madrugada do dia 06/09 pelo Ransomware LockBit 2.0, que criptografou os servidores de aplicação, interrompendo a operação da companhia.

 

De acordo com um novo comunicado enviado para a nossa redação, a equipe de monitoramento logo detectou o incidente, como medida de segurança e seguindo os protocolos mais rígidos, optou pela adoção de medidas emergenciais, visando a proteção dos dados e ressaltou que paralelamente foram reestabelecidos os sistemas e serviços de cada cliente de maneira segura e gradativa.

 

“O grupo optou por realizar o bloqueio de todos os acessos a qualquer ambiente, permitindo assim, a proteção e avanço de todos os dados dos clientes hospedado no Data Center e como efeito colateral, o ambiente parte da operação ficou fora do ar para auditoria e análise. Paralelamente foram reestabelecidos os sistemas e serviços de cada cliente de maneira segura e gradativa”, diz nota.

 

A companhia comenta ainda que rapidamente criou uma sala de incidentes e nela colocou à disposição um time de especialistas para suporte e esclarecimentos.

 

A Security Report disponibiliza o comunicado do Grupo Benner na íntegra:

 

“O Grupo Benner informa que sofreu um ataque cibernético (RANSOMWARE LOCKBIT 2.0) envolvendo o seu Data Center, hospedado em ambiente cloud na madrugada de 6 de setembro de 2021, vírus este que recentemente afetou algumas das maiores empresas do país e do mundo.

 

Nossa equipe de monitoramento tão logo detectou o incidente, como medida de segurança e seguindo os protocolos mais rígidos, optou pela adoção de medidas emergenciais, visando a proteção dos dados.

 

Dentre as medidas, o grupo optou por realizar o bloqueio de todos os acessos a qualquer ambiente, permitindo assim, a proteção e avanço de todos os dados dos clientes hospedado no Data Center e como efeito colateral, o ambiente parte da operação ficou fora do ar para auditoria e análise. Paralelamente foram reestabelecidos os sistemas e serviços de cada cliente de maneira segura e gradativa.

 

A empresa seguiu os protocolos mais rígidos, atuando em conjunto com renomadas consultorias de segurança da informação especialistas do parceiro cloud buscando a proteção e revalidação dos ambientes envolvidos.

 

Adicionalmente, o Grupo Benner imediatamente criou uma sala de incidentes e nela colocou à disposição um time de especialistas para suporte e esclarecimentos.

 

A Benner preza rigorosamente pela proteção dos dados internos e dos seus clientes, seguindo sempre as principais diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Todo o empenho do time vem sendo empreendido para garantir o reestabelecimento da operação, sendo que até o momento, como o ataque ocorreu em parte dos servidores Windows e de aplicação que não continham base de dados, não foi constatado vazamento de quaisquer dados relevantes ou sensíveis.

 

Todos os dados da companhia e sistemas não foram impactados.

 

Robson Gripa

 

VP de tecnologia do Grupo Benner”

 

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Jaguar Land Rover confirma vazamento de dados em ciberataque

Em nova atualização sobre o incidente cibernético que paralisou fábricas e pontos de venda da montadora, foi informado que o...
Security Report | Destaques

Novas normas de SI do Bacen ampliam foco sobre Ecossistema seguro, apontam CISOs

Líderes de Segurança da Informação ligados ao sistema financeiro apoiaram as novas exigências de Segurança para que instituições financeiras possam...
Security Report | Destaques

J.Macêdo aposta em unificação de infraestrutura para reforçar segurança

Durante o Security Leaders Fortaleza 2025, empresa cearense destaca como modernizou suas operações para garantir continuidade produtiva e reduzir riscos...
Security Report | Destaques

“Não basta proteger sistemas, temos que garantir serviços digitais com segurança ao cidadão”, diz Prodeb

Durante o Security Leaders Fortaleza 2025, a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb) apresentou seu novo...