O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) confirmou esta semana que seus sistemas digitais foram alvo de um incidente cibernético, responsável pela restrição temporária do acesso aos sistemas da instituição. O incidente foi confirmado pelo próprio BRDE em nota veiculada no site oficial do banco, que segue em pleno funcionamento. Para preservar o atendimento emergencial aos clientes, foram disponibilizados e-mail e telefones para contato nos três estados do sul do Brasil.
O comunicado não oferece informações quanto a natureza do incidente nem qual foi a extensão da paralisação gerada. Todavia, ele reforça que os protocolos estabelecidos de Segurança Cibernética foram acionados tão logo o incidente foi detectado. Agora, as equipes de SI seguem empenhadas em restabelecer a normalidade dos serviços quanto antes. Segundo a BRDE, não há indícios de vazamento dos dados dos clientes.
As autoridades competentes também já foram comunicadas e, no momento, está em curso um processo de investigação, incluindo a extensão e autoria do incidente. “O BRDE reafirma seu compromisso com a segurança da informação de seus dados e de seus clientes, primando pela integridade e confiabilidade de todas as suas operações”, concluiu o informe divulgado pelo banco.
Os sistemas financeiros regionais têm protagonizado diversos incidentes cibernéticos nesta última semana. Nesta segunda-feira, por exemplo, uma das cooperativas parte do sistema Sicoob de crédito também foi atingido por um ciberataque, possivelmente causado por um Ransomware as a Service (RaaS). Em nota, a cooperativa informou que a organização acionou os protocolos de Segurança Cibernética tão logo o incidente se revelou, tomando as medidas necessárias para conter a situação e minimizar riscos aos associados.
A Security Report publica, na íntegra, a nota veiculada no site oficial do BRDE:
“O BRDE informa que identificou um incidente cibernético no seu ambiente, tendo acionado imediatamente os protocolos de segurança para conter a ação e minimizar os riscos associados. Este evento obrigou a restrição temporária do acesso aos sistemas do Banco. As equipes estão empenhadas em restabelecer a normalidade dos serviços no menor tempo possível.
As autoridades competentes já foram comunicadas e está em curso um processo de investigação, incluindo a extensão e autoria do incidente. Não há confirmação de que tenha ocorrido vazamento de dados. O BRDE reafirma seu compromisso com a segurança da informação de seus dados e de seus clientes, primando pela integridade e confiabilidade de todas as suas operações.”