Banco Central comunica novo vazamento envolvendo 2,1 mil chaves Pix

Dados de clientes da Logbank Soluções em Pagamentos tiveram seus dados das chaves Pix vazadas, incluindo nome, CPF, instituição de relacionamento e número da conta

Compartilhar:

O Banco Central (BC) comunicou na tarde desta quinta-feira (03), que um total de 2.112 clientes da Logbank Soluções em Pagamentos tiveram seus dados das chaves Pix vazadas. O novo vazamento ocorreu nos dias 24 e 25 de janeiro, e foi o segundo em menos de dois meses, após um vazamento de 160.147 chaves Pix ligadas ao banco digital Acesso. O primeiro vazamento de chaves ocorreu em 24 de agosto de 2021, 414.526, ligadas ao Banco do Estado do Sergipe.

 

Em todos os casos, o Banco Central afirmou que nenhum dado sensível foi exposto. No caso do vazamento desta quinta-feira, as informações eram de nome do usuário, CPF, instituição de relacionamento e número da conta. A autarquia disse ainda que a Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD) foi avisada sobre o vazamento e os usuários afetados serão notificados.

 

A exposição de dados não significa necessariamente que todas as informações tenham vazado, mas que ficaram visíveis para terceiros durante algum tempo e podem ter sido capturadas. O BC informou que o caso será investigado e que sanções poderão ser aplicadas, como multa, suspensão ou até a exclusão da Logbank do sistema do Pix.

 

Por meio de nota, a Logbank informou que sofreu uma tentativa de invasão em suas plataformas digitais em 24 e 25 de janeiro. No entanto, a empresa informou que o ataque aos dados foi contido pelas equipes de segurança e que nenhum cliente sofreu prejuízo financeiro. A empresa ressaltou os investimentos em segurança e tecnologia e disse que os recursos dos clientes “estão e sempre estiveram sob máxima vigilância e segurança”.

 

“O incidente foi detectado e controlado instantaneamente pelas ferramentas e equipes de segurança. Nenhum dado sensível foi vazado e não houve qualquer movimentação financeira indevida ou prejuízo financeiro para os clientes relacionados com este incidente, cujo alcance permaneceu extremamente limitado”, destacou a companhia.

 

 Incidentes envolvendo os dados pessoais – Reprodução BC

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A LogBank é uma empresa de meios eletrônicos de pagamentos que atua no segmento Business-to-Business-to-Consumer (B2B2C, na sigla em inglês). Nesse modelo, a indústria vende diretamente ao consumidor, mas a venda é facilitada por outro negócio (distribuidor, varejista ou atacadista), incluindo toda a cadeia comercial.

 

*Com informações da Agência Brasil

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Embasa acelera transformação digital e aposta em conectividade segura fim a fim

A companhia apresentou sua estratégia de modernização da infraestrutura de TI, com foco em Segurança, escalabilidade e alta disponibilidade para...
Security Report | Destaques

ATUALIZADO: Painel de incidentes destaca ocorrências mais recentes

O Painel de Ataques foi atualizado com os casos de incidentes e seus desdobramentos, envolvendo organizações como o Grupo Kering,...
Security Report | Destaques

Jaguar Land Rover adia retomada das atividades após ciberataque

Montadora afirma que investigação forense do incidente ainda não foi concluída e a recuperação das atividades ao nível global segue...
Security Report | Destaques

Grupo Kering sofre suposto ciberataque com vazamento de dados

Empresa controladora de marcas de luxo como Gucci, Balenciaga e Alexander McQueen confirmou a agências internacionais de notícias que informações...