Banco Banpará assegura disponibilidade de serviços e aplicações

Banco do Estado do Pará apostou na solução de visibilidade da NETSCOUT e garantiu monitoramento e modernização

Compartilhar:

O Banpará, Banco do Estado do Pará, um dos cinco bancos estaduais existentes no Brasil e um dos mais conceituados bancos de varejo do país, adotou a nGeniusONE Service Assurance Platform, da NETSCOUT, para garantir a disponibilidade de seus serviços num quadro de expansão de negócios e contínuo crescimento de sua infraestrutura.

 

Fundado há 57 anos, o Banpará nos últimos sete de sua história cresceu mais do que nos primeiros 50. Com apenas 42 agências em 2011, o banco hoje está presente em todos os 144 municípios do estado, além de oferecer serviços digitais a seus clientes.

 

A instituição precisou ampliar sua infraestrutura de TI para acompanhar essa expansão, visando a bancarização da população e fomento de negócios, investindo, assim, em novas soluções que garantissem seu crescimento com segurança e um maior portfólio de serviços.

 

Avanço seguro

 

O crescimento do banco e a realidade do mercado financeiro exigiam um controle tecnológico que ultrapassava em muito os recursos dos sistemas legados. Para manter a disponibilidade dos serviços do banco e a comunicação IP sem interrupções e segura era preciso atualizar sua infraestrutura.

 

Assim, o Banpará viu a necessidade de monitorar o tráfego em toda sua rede. Buscava uma estrutura de monitoramento proativa, de modo a permitir a identificação de situações de degradação antes de ocorrer indisponibilidade da rede; e que, no caso de acontecer algum problema, pudesse facilitar a sua rápida correção. Com a tecnologia da NETSCOUT, o banco pode solucionar problemas de maneira rápida e eficiente e garantir a entrega de serviços de alta qualidade a funcionários e clientes.

 

Confiança e parceria

 

Depois de passar por provas de conceito, a NETSCOUT foi escolhida como a melhor opção, pela capacidade de oferecer visibilidade ao longo de toda a infraestrutura do Banpará e das aplicações que utiliza, permitindo ao banco monitorar questões relativas a desempenho ou anomalias no comportamento da rede e aplicativos.

 

Enquanto os dispositivos de agregação e TAPs garantiram visibilidade completa do tráfego da rede, as soluções analíticas NETSCOUT contribuíram para entregar ao banco uma visão abrangente do desempenho de serviços e aplicações, incluindo o monitoramento de todo o ambiente virtualizado por meio do vSTREAM, appliance virtual que estende sua patenteada tecnologia Adaptive Service Intelligence (ASI) à virtualização em nuvem pública e privada. Dessa forma, o Banpará conta com visibilidade em todo o seu ambiente híbrido.

 

“A qualidade dos serviços que a NETSCOUT vem oferecendo supera as expectativas do banco, e nos leva a fortalecer essa parceria. Temos certeza de que qualquer expansão que o banco faça em sua rede, em seus serviços, deverá contar com o monitoramento eficaz da NETSCOUT. E esse monitoramento permite consolidar os serviços que o banco oferece”, diz Eugênio Pessoa, diretor de Tecnologia do Banpará.

 

 Resolução de problemas

 

A plataforma nGeniusONE permite que as equipes de TI do Banpará identifiquem a causa dos problemas de desempenho afetando aplicativos em todo o ambiente do banco. Dessa forma, as equipes de TI do Banpará podem rapidamente fazer a triagem dessas questões, mesmo em ambientes complexos, com vários fornecedores – o que reduz, em última análise, o tempo médio de reparo (MTTR).

 

A plataforma nGeniusONE fornece às equipes de TI do Banpará uma abordagem top-down eficiente para análise situacional, identificação e resolução de problemas. Utilizando um conjunto de fluxos de trabalho orientados a serviços, a plataforma nGeniusONE permite a transição contextual entre várias camadas de análise, facilitando, dessa forma, a transferência da tarefa de resposta a incidentes entre diferentes grupos de TI do Banpará – o que promove a colaboração e aprimora a capacidade de identificar e corrigir rapidamente questões que venham a impactar a qualidade dos serviços para os clientes do banco.

 

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

43% dos profissionais de SI apontam tensões geopolíticas como risco para ambientes ciberfísicos

Pesquisa global revela como as organizações estão navegando por um cenário econômico incerto para proteger infraestruturas críticas
Security Report | Overview

Vulnerabilidades expõem riscos em sistemas corporativos amplamente utilizados, revela pesquisa

Análise aponta que casos recentes envolvendo Google, Cisco, VMware, QNAP e Microsoft mostram que vulnerabilidades seguem sendo o principal vetor...
Security Report | Overview

Líderes de SI veem sistemas protegidos, mas falsa sensação de Segurança permanece, diz análise

Pesquisa mostra as lacunas críticas em processos, pessoas e tecnologias na segurança corporativa das empresas latino-americanas. Alta confiança dos líderes...
Security Report | Overview

Governança e transparência são essenciais para o implementação da IA na Administração Pública, afirma Diretor da ANPD

Especialista reforça a importância de mecanismos de governança e transparência para que o potencial da inteligência artificial seja plenamente alcançado,...