A AT&T (T.N), companhia americana de telecomunicações por voz, comunicou que sofreu um incidente cibernético, permitindo o download ilegal de dados. As informações comprometidas incluíam registros de chamadas telefônicas e mensagens de texto de quase todos os clientes entre os períodos de 1º de maio de 2022 a 31 de outubro de 2022, assim como também em 2 de janeiro de 2023.
De acordo com a Reuters, cerca de 109 milhões de contas foram acessadas indevidamente. A empresa norte-americana informou que o FBI está investigando o caso e pelo menos uma pessoa foi detida. Tal ação se deu após os registros de chamadas da AT&T serem copiados do espaço de trabalho para uma plataforma de nuvem de terceiros.
Em comunicado divulgado no blog da empresa, a AT&T alerta que iniciou uma investigação e contratou especialistas em Cibersegurança para determinar a natureza do vazamento. Na mesma mensagem, a companhia confirmou que o ponto de acesso foi corrigido, e que a AT&T irá notificar os clientes atuais e antigos cujos dados tenham vazado.
“Neste momento, não acreditamos que os dados estejam disponíveis publicamente. Continuamos a colaborar com as autoridades policiais em seus esforços para prender os envolvidos. Com base nas informações disponíveis para nós, entendemos que pelo menos uma pessoa foi detida”, explica o posicionamento.
As informações exfiltradas não incluem conteúdos de chamadas ou mensagens de texto. Também não contêm detalhes como números de Seguro Social, datas de nascimento ou outros identificáveis. “Embora os dados não incluam nomes de clientes, frequentemente há maneiras de encontrar um nome associado a um número de telefone usando ferramentas online publicamente disponíveis”, alerta, por fim, a telecom.
*Com informações da Agência Reuters