Ransomware paralisa Lojas Marisa

Incidente iniciou-se no começo dessa semana, quando o site oficial da rede varejista foi substituído por um alerta de manutenção da rede interna. Em nota enviada à Security Report, a Marisa confirmou a invasão de um ransomware, e garantiu que todas as medidas de Segurança foram adotadas, gerando apenas impacto momentâneo às lojas

Compartilhar:

A Lojas Marisa confirmou hoje (05), por meio de nota enviada à Security Report, que foram alvos de um incidente cibernético envolvendo um ransomware. O incidente teria atingido especialmente as operações internas da varejista, bem como o funcionamento normal do site de e-commerce.

 

Rumores de que a Marisa estaria sob ataque cibernético passaram a circular desde o começo da semana, quando o conteúdo do portal de vendas foi substituído por um alerta de manutenção que dizia “Estamos passando por uma instabilidade temporária que podem impactar nossos serviços no site e no app. Nossa equipe técnica está trabalhando para resolver o problema o mais rápido possível e minimizar qualquer inconveniente”.

 

Em comunicado enviado à Security Report, a Lojas Marisa confirmou que a paralisação se deu em decorrência de um ransomware, mas sem dar detalhes de quem seria o invasor, nem se algum dado chegou a ser comprometido. A empresa reforça, todavia, que adotou todas as medidas de Segurança e controle apropriadas para mitigação dos impactos e do restabelecimento da normalidade operacional.

 

A mensagem ainda explica que as lojas físicas tiveram impacto apenas momentâneo, e que suas operações já foram restabelecidas. A Marisa também iniciou um processo de avaliação completo do incidente para apurar a sua extensão e eventual necessidade de se adotar medidas adicionais de contenção de danos à infraestrutura.

 

“As ações incluem o isolamento e a suspensão temporária do funcionamento parcial de seus sistemas para proteção de suas informações. Até o momento, a Marisa atesta que a ameaça foi neutralizada sem maiores impactos às suas operações e sistemas”, reafirma o comunicado.

 

Em 2024, algumas companhias varejistas se tornaram alvos do cibercrime, em especial por manterem diversos tipos de dados pessoais de consumidores. Uma dessas vítimas foi a companhia brasileira de joias Vivara, que também teve parte de suas operações paralisadas por um ransomware em julho.

 

Nesse mesmo mês, foi a vez da Netshoes ser atingida por um ataque, quer teria resultado no vazamento de dados de 8 milhões de consumidores da companhia, além e outros 40 milhões de registros de compras. Em nota, a rede de produtos esportivos confirmou ter sido alvo de um incidente cibernético, e informou estar trabalhando com as autoridades para elucidar o caso.

 

A Security Report publica, na íntegra, nota enviada pela Lojas Marisa:

 

“A Lojas Marisa informa que foi vítima de um ataque cibernético do tipo ransomware. A empresa adotou medidas de segurança e de controle apropriadas para mitigação dos impactos e do restabelecimento da normalidade operacional, incluindo o isolamento e a suspensão temporária do funcionamento parcial de seus sistemas para proteção de suas informações.  

 

As operações das lojas físicas tiveram um impacto momentâneo e suas operações já foram retomadas. A companhia ressalta que está conduzindo uma avaliação completa do incidente para apurar a sua extensão e a eventual necessidade de adoção de medidas adicionais. Até o momento, a Marisa atesta que a ameaça foi neutralizada sem maiores impactos às suas operações e sistemas”.

 

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Jaguar Land Rover confirma vazamento de dados em ciberataque

Em nova atualização sobre o incidente cibernético que paralisou fábricas e pontos de venda da montadora, foi informado que o...
Security Report | Destaques

Novas normas de SI do Bacen ampliam foco sobre Ecossistema seguro, apontam CISOs

Líderes de Segurança da Informação ligados ao sistema financeiro apoiaram as novas exigências de Segurança para que instituições financeiras possam...
Security Report | Destaques

J.Macêdo aposta em unificação de infraestrutura para reforçar segurança

Durante o Security Leaders Fortaleza 2025, empresa cearense destaca como modernizou suas operações para garantir continuidade produtiva e reduzir riscos...
Security Report | Destaques

“Não basta proteger sistemas, temos que garantir serviços digitais com segurança ao cidadão”, diz Prodeb

Durante o Security Leaders Fortaleza 2025, a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb) apresentou seu novo...