Ataque cibernético impacta redes da Cassems e atendimento em hospitais é prejudicado

O incidente de grandes proporções ocorreu na madrugada desta quarta-feira (13). Em nota, a Cassems (Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul) afirmou que não foi constatado dano aos dados informáticos, mas houve prejuízo em relação aos atendimentos de beneficiários em todo o estado. Além disso, o reestabelecimento da normalidade nos servidores é uma prioridade da entidade

Compartilhar:

A Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) sofreu um ataque cibernético de grandes proporções na madrugada desta quarta-feira (13), afetando a rede de computadores. De acordo com comunicado divulgado, a equipe de Tecnologia da Informação trabalha na solução do problema, diante da gravidade, a Cassems registrou boletim de ocorrência e submeteu uma notícia crime à Delegacia Virtual (Devir).

“No requerimento, foram solicitados a abertura de inquérito policial para averiguar a autoria do crime cibernético, ouvir as testemunhas presentes durante o ataque e punir os criminosos que cometeram o crime de invasão de dispositivo de informática”, diz a nota.

Ainda segundo posicionamento, não foi constatado dano aos dados informáticos, mas houve prejuízo em relação aos atendimentos de beneficiários em todo o estado. O processo de restabelecimento nos serviços é uma prioridade da entidade. “Especialmente, nos serviços assistenciais, para que os beneficiários não sejam ainda mais prejudicados”, completa.

A Security Report disponibiliza o comunicado na íntegra:

Na madrugada desta quarta-feira (dia 13/09), a rede de computadores da Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) sofreu um ataque de grandes proporções. Por toda a noite, a equipe de Tecnologia da Informação trabalhou continuamente para solucionar o problema. As medidas legais cabíveis estão sendo tomadas junto as autoridades, para que os responsáveis sejam identificados.

A Cassems registrou boletim de ocorrência e submeteu uma notícia crime à Delegacia Virtual (Devir). No requerimento, foram solicitados a abertura de inquérito policial para averiguar a autoria do crime cibernético, ouvir as testemunhas presentes durante o ataque e punir os criminosos que cometeram o crime de invasão de dispositivo de informática. A Cassems coloca à disposição das autoridades policiais todo o seu acervo informático para que sejam realizadas investigações.

Desde o ataque cibernético até o presente momento, não foi constatado dano aos dados informáticos, contudo, houve prejuízo em relação aos atendimentos de beneficiários em todo o estado.

O reestabelecimento da normalidade nos servidores é uma prioridade para a Cassems, especialmente, nos serviços assistenciais, para que os beneficiários não sejam ainda mais prejudicados. A Caixa dos Servidores aguarda as investigações das autoridades competentes.”

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

SESC MG aprimora estratégia de segurança cibernética

Em parceria com a Lumu Technologies, a instituição tinha como demanda melhorar as diretrizes de Cibersegurança, superando os desafios de...
Security Report | Destaques

Procon-SP abre investigação sobre vazamento de dados na Netshoes

Devido a um incidente cibernético contra seus sistemas internos, o e-commerce de artigos esportivos alertou o mercado na última quarta-feira...
Security Report | Destaques

Incidente cibernético pode ter vazado dados na Netshoes, confirma empresa

Informação de que os dados de 38 milhões de usuários da plataforma de e-commerce tinham sido expostos na Dark Web,...
Security Report | Destaques

Hackers sugerem ajuda interna para vazamento na Walt Disney Company

Ocorrência se deu na última sexta-feira (12) e apenas chegou ao conhecimento público no começo dessa semana, após publicação do...