Ataque cibernético impacta redes da Cassems e atendimento em hospitais é prejudicado

O incidente de grandes proporções ocorreu na madrugada desta quarta-feira (13). Em nota, a Cassems (Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul) afirmou que não foi constatado dano aos dados informáticos, mas houve prejuízo em relação aos atendimentos de beneficiários em todo o estado. Além disso, o reestabelecimento da normalidade nos servidores é uma prioridade da entidade

Compartilhar:

A Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) sofreu um ataque cibernético de grandes proporções na madrugada desta quarta-feira (13), afetando a rede de computadores. De acordo com comunicado divulgado, a equipe de Tecnologia da Informação trabalha na solução do problema, diante da gravidade, a Cassems registrou boletim de ocorrência e submeteu uma notícia crime à Delegacia Virtual (Devir).

“No requerimento, foram solicitados a abertura de inquérito policial para averiguar a autoria do crime cibernético, ouvir as testemunhas presentes durante o ataque e punir os criminosos que cometeram o crime de invasão de dispositivo de informática”, diz a nota.

Ainda segundo posicionamento, não foi constatado dano aos dados informáticos, mas houve prejuízo em relação aos atendimentos de beneficiários em todo o estado. O processo de restabelecimento nos serviços é uma prioridade da entidade. “Especialmente, nos serviços assistenciais, para que os beneficiários não sejam ainda mais prejudicados”, completa.

A Security Report disponibiliza o comunicado na íntegra:

Na madrugada desta quarta-feira (dia 13/09), a rede de computadores da Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) sofreu um ataque de grandes proporções. Por toda a noite, a equipe de Tecnologia da Informação trabalhou continuamente para solucionar o problema. As medidas legais cabíveis estão sendo tomadas junto as autoridades, para que os responsáveis sejam identificados.

A Cassems registrou boletim de ocorrência e submeteu uma notícia crime à Delegacia Virtual (Devir). No requerimento, foram solicitados a abertura de inquérito policial para averiguar a autoria do crime cibernético, ouvir as testemunhas presentes durante o ataque e punir os criminosos que cometeram o crime de invasão de dispositivo de informática. A Cassems coloca à disposição das autoridades policiais todo o seu acervo informático para que sejam realizadas investigações.

Desde o ataque cibernético até o presente momento, não foi constatado dano aos dados informáticos, contudo, houve prejuízo em relação aos atendimentos de beneficiários em todo o estado.

O reestabelecimento da normalidade nos servidores é uma prioridade para a Cassems, especialmente, nos serviços assistenciais, para que os beneficiários não sejam ainda mais prejudicados. A Caixa dos Servidores aguarda as investigações das autoridades competentes.”

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Gartner afirma que IA deverá reduzir gap de talentos em Cyber até 2028

A consultoria apresentou hoje sua lista de previsões para a Segurança da Informação nos próximos anos, e segundo ela, a...
Security Report | Destaques

Black Friday 2024: Governo e sociedade civil se mobilizam para proteger usuário de fraudes

Estudos recentes indicam que a data de promoções deste ano deverá atingir um novo recorde de transações, o que pode...
Security Report | Destaques

Ciberataque paralisa prefeitura de Uruguaiana

O poder executivo da cidade gaúcha teve diversos arquivos internos sequestrados por criptografia na última segunda-feira e, desde então, segue...
Security Report | Destaques

Segurança na IA, da IA e para IA: as vertentes dessa tendência para 2025

Durante o Security Leaders Porto Alegre, Líderes do Banrisul, AESC | Hospital Mãe de Deus e UnidaSul Distribuidora Alimentícia destacam...