[bsa_pro_ad_space id=3 delay=8]

Após vazamento de 13 milhões de dados, Polícia cumpre mandados de busca e apreensão

Em nota, Polícia Civil de São Paulo informou que a Operação BUS STOP recolheu dispositivos eletrônicos para processo de investigação do caso

Compartilhar:

O Departamento Estadual de Investigações Criminais da Polícia Civil de São Paulo cumpriu dois mandados de busca e apreensão nesta terça-feira (31) contra suspeitos responsáveis pelo vazamento de 13 milhões de cadastros de usuários do Bilhete Único, ocorrido em dezembro passado. Em nota, a Polícia Civil informou que a Operação BUS STOP foi movida pela 4ª Delegacia de Crimes Cibernéticos e resultou no recolhimento de dois dispositivos eletrônicos encontrados no local. Estes itens serão analisados pelas autoridades.

 

A ação tem como objetivo identificar os responsáveis pela invasão aos sistemas da SPTrans, que repudiou o ato criminoso e tomou medidas para não só investigar o ataque, mas também avisar os titulares dos dados sobre o incidente, além da Autoridade Nacional de Proteção de Dados.

 

Sobre a investigação, a Polícia Civil não deu detalhes a respeito dos donos dos equipamentos e afirmou que os resultados da presente operação seriam preservados em sigilo “visando à efetividade da investigação”.

 

À época, a SPTrans informou ao mercado que foram vazados indevidamente os dados de usuários como nome, CPF, RG, naturalidade, endereço, entre outros. O órgão orientou a todos a trocarem as senhas no site do Bilhete Único.

 

A Security Report publica, na íntegra, o comunicado enviado pelo setor de comunicação da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo.

 

“A Polícia Civil, por meio da 4ª Delegacia de Crimes Cibernéticos realizou, na manhã de terça-feira (31), a 1ª fase da Operação BUS STOP, que investiga o vazamento de dados de uma empresa de transportes, ocorrido no final de 2022. A ação resultou na apreensão de dispositivos eletrônicos que serão analisados. Os resultados da operação serão mantidos em sigilo visando à efetividade da investigação.”

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Prêmio Security Leaders: inscrições abertas

O Prêmio mais cobiçado do mercado de Segurança da Informação e Cibernética está no ar. Líderes, Heads e CISOs podem...
Security Report | Destaques

O Burnout Silencioso dos CISOs

Cada vez mais pesquisas de instituições relevantes apontam um processo acentuado de exaustão por parte dos Líderes de Segurança em...
Security Report | Destaques

AWS: Descentralização permite priorizar cultura de Segurança nas empresas

O representante de Segurança Cibernética da Amazon Web Services na América Latina, Marcello Zillo, conversou com jornalistas durante o re:Inforce...
Security Report | Destaques

Deputados do Partido Liberal são alvos de hacktivismo nas redes

No último fim de semana, membros da bancada do partido na Câmara tiveram sites oficiais e contas nas redes sociais...