Após vazamento de 13 milhões de dados, Polícia cumpre mandados de busca e apreensão

Em nota, Polícia Civil de São Paulo informou que a Operação BUS STOP recolheu dispositivos eletrônicos para processo de investigação do caso

Compartilhar:

O Departamento Estadual de Investigações Criminais da Polícia Civil de São Paulo cumpriu dois mandados de busca e apreensão nesta terça-feira (31) contra suspeitos responsáveis pelo vazamento de 13 milhões de cadastros de usuários do Bilhete Único, ocorrido em dezembro passado. Em nota, a Polícia Civil informou que a Operação BUS STOP foi movida pela 4ª Delegacia de Crimes Cibernéticos e resultou no recolhimento de dois dispositivos eletrônicos encontrados no local. Estes itens serão analisados pelas autoridades.

 

A ação tem como objetivo identificar os responsáveis pela invasão aos sistemas da SPTrans, que repudiou o ato criminoso e tomou medidas para não só investigar o ataque, mas também avisar os titulares dos dados sobre o incidente, além da Autoridade Nacional de Proteção de Dados.

 

Sobre a investigação, a Polícia Civil não deu detalhes a respeito dos donos dos equipamentos e afirmou que os resultados da presente operação seriam preservados em sigilo “visando à efetividade da investigação”.

 

À época, a SPTrans informou ao mercado que foram vazados indevidamente os dados de usuários como nome, CPF, RG, naturalidade, endereço, entre outros. O órgão orientou a todos a trocarem as senhas no site do Bilhete Único.

 

A Security Report publica, na íntegra, o comunicado enviado pelo setor de comunicação da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo.

 

“A Polícia Civil, por meio da 4ª Delegacia de Crimes Cibernéticos realizou, na manhã de terça-feira (31), a 1ª fase da Operação BUS STOP, que investiga o vazamento de dados de uma empresa de transportes, ocorrido no final de 2022. A ação resultou na apreensão de dispositivos eletrônicos que serão analisados. Os resultados da operação serão mantidos em sigilo visando à efetividade da investigação.”

 

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Toyota Brasil apura possível vazamento de documentos internos

Desde o último fim de semana, grupos de threat intel presentes na Dark Web apontaram que a gangue de ransomware...
Security Report | Destaques

Soft skills são próximos passos na evolução da confiança em Cyber, avaliam CISOs

Pesquisa da consultoria Kroll aponta que os gestores corporativos confiam integralmente nas pessoas de Segurança para responder aos riscos Cibernéticos....
Security Report | Destaques

Insegurança cibernética e IA são destaques do Security Leaders em BH

O Congresso será realizado no dia 23 deste mês com discussões pautadas na imaturidade em Cyber Security e o quanto...
Security Report | Destaques

Polícia Civil do DF prende suspeitos de roubar 76 milhões de senhas pessoais e governamentais

De acordo com a corporação, os hackers chegaram a incluir todas as credenciais comprometidas em um banco de dados, visando...