Após ameaça de ataque cibernético, Universidade Estadual de Ponta Grossa monitora sistemas

Em nota, o Núcleo de Tecnologia da Informação da UEPG explicou que atuou preventivamente para manter as páginas no ar. Segundo grupo de ativistas, a motivação da ameaça seria criar uma pressão para que as instituições-alvo adotem medidas efetivas contra o assédio sexual

Compartilhar:

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), informou que monitora uma ameaça de ataque cibernético em seus sistemas e sites. Segundo comunicado, o Núcleo de Tecnologia da Informação da UEPG atuou preventivamente, na manhã da última quinta-feira (30), para manter as páginas da Universidade no ar.

Por outro lado, em uma manifestação enviada para a imprensa, o grupo de ativistas alega que as instituições devem adotar medidas efetivas contra o assédio sexual. Nos últimos 5 anos, a universidade de Ponta Grossa apurou todas as denúncias, sendo que duas delas resultaram na punição máxima aos seus autores, ressaltando ainda, que promove campanhas institucionais contra assédios.

De acordo com o G1, em agosto, um professor foi demitido após enviar mensagens com conteúdo sexual para aluna. Pelo WhatsApp, ele fez convites sexuais e pediu que a acadêmica enviasse um “nude” dele. Segundo a procuradoria da UEPG, ele confessou ter oferecido aumentar nota de aluna em troca de favores sexuais.

A página principal da UEPG e domínios ligados a ela chegaram a apresentar instabilidade na última semana (30). Algumas delas chegaram a ficar fora do ar, como a do Restaurante Universitário (R.U.) e do Sistema Acadêmico Administrativo (Sisacad) – plataforma interna usada por funcionários, professores e alunos.

Em um determinado trecho do comunicado disponibilizado pelo g1, o grupo de ativistas comenta que o intuito é pressionar as universidades a implementarem políticas mais robustas, além de criar um ambiente seguro e acolhedor para todos os membros da comunidade acadêmica. “A falta de uma postura firme e eficaz para combater o assédio sexual não será tolerada por mais tempo”, completa.

“Portanto, deixamos claro que os olhos de nossa organização permanecerão fixos nas universidades, avaliando atentamente suas ações e reações no tocante a esse tema tão importante. A continuidade de nossas ações dependerá inteiramente das medidas que as instituições adotarem para lidar com o assédio sexual em seu ambiente acadêmico”, pontua o grupo de ativistas em outro trecho.

A Security Report disponibiliza o comunicado da UEPG na íntegra:

“A Universidade Estadual de Ponta Grossa informa que monitora a ameaça de ataque cibernético a seus sistemas e sites. O Núcleo de Tecnologia da Informação da UEPG atuou preventivamente, na manhã de quinta-feira (30), para manter as páginas da Universidade no ar.

No comunicado enviado para a imprensa, o grupo de ativistas alega que as instituições-alvo devem adotar medidas efetivas contra o assédio sexual. A UEPG, nos últimos cinco anos, apurou todas as denúncias, sendo que duas delas resultaram na punição máxima aos seus autores. Além disso, promove campanhas institucionais contra assédios e mantém canais de denúncia por meio da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), via Whatsapp (42) 3220 3237 e e-mail praeescuta@uepg.br.”

*Com informações do G1 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Proteção Olímpica: como Paris prepara a Cibersegurança para os Jogos

As ameaças cibernéticas atuais estão de olho na capital francesa durante o evento, com intenções financeiras e sociopolíticas. Autoridades nacionais...
Security Report | Destaques

Governo Federal alerta servidores sobre incidente de Segurança no ColaboraGov

Nesta mesma semana, o Ministério da Gestão e Inovação havia confirmado um ataque cibernético contra o Sistema Eletrônico de Informações...
Security Report | Destaques

Vivara confirma ataque de ransomware aos sistemas corporativos

Incidente teria acontecido no último mês de junho, sem causar impactos significativos nas operações cotidianas. Em nota endereçada ao mercado,...
Security Report | Destaques

Sistema de Informações do Ministério da Gestão sofre ataque cibernético

O Sistema Eletrônico de informações é responsável por gerir documentos e processos digitalizados, visando promover a eficiência administrativa. Em nota,...